Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de julho de 2016 16h20


MOÇÕES DE APLAUSOS

Romoaldo homenageia policiais, bombeiros, professores e representantes de movimento sociais

O diretor de ciências sociais aplicadas da Univag, Pitter Wilhelms, participou do evento, representando o reitor da unidade, Dráuzio Antonio Medeiros

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Romoaldo Júnior homenageia personalidades com Moção de Aplausos (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Nesta segunda-feira (4), o deputado Romoaldo Júnior (PMDB) realizou sessão especial para entrega de moções de aplausos a 130 personalidades mato-grossenses que contribuíram com a educação, segurança e bem-estar da população do estado.

Foram homenageados policias militares, policiais civis, bombeiros militares de Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara, Colíder, Juína e Alta Floresta.  Também professores de Rondonópolis. Os integrantes do Movimento de Combate aos Crimes Contra a Dignidade Sexual da Universidade de Várzea Grande (Univag) – também foram celebrados pelos relevantes serviços em prol de Mato Grosso.

 “Essa homenagem é uma forma simbólica de reconhecer a importância dos profissionais da segurança e educação do nosso estado. Temos que valorizar e respeitar o trabalho dessas pessoas, que tanto contribuem com o nosso desenvolvimento, bem-estar e cidadania”, disse o parlamentar.

O diretor de ciências sociais aplicadas da Univag, Peter Wilhelms, participou do evento, representando o reitor da unidade, Dráuzio Antonio Medeiros. “É uma grande honra e orgulho receber a homenagem, principalmente em nome dos alunos, porque o Movimento de Combate Aos Crimes Contra a Dignidade Sexual, capitaneado pela professora Michelle Marie de Souza, mostra que nossos alunos, além de se preocuparem com a questão do conteúdo, da capacitação como profissionais de Direito, estão cuidando da cidadania. Então, a gente tem visto um trabalho bem realizado, onde nossos alunos olham por fora, se importam com outras pessoas, interferem na sociedade para tentar fazê-la melhor. Não é simplesmente só reclamar, sair para protestar: Tem que se fazer algo, ver que existe essa carência na sociedade. Queremos agradecer o deputado por estar enxergando o nosso projeto”, declarou.

"Se trata de um projeto de pesquisa que nasceu da ideia de realizar um trabalho diferenciado onde o objetivo é combater os crimes contra a dignidade sexual. A luta dos idealizadores não é apenas para mulheres, mas para crianças e homens, ou seja, para o ser humano. Eles têm o intuito de atingir a sociedade em geral, instruindo e colaborando na prevenção dos crimes relacionados à dignidade sexual", destacou a professora Michele.  O movimento desenvolve um trabalho que visa o bem-estar da coletividade e a máxima diminuição dos crimes correspondentes, através de orientação e informações. É formado por um grupo de voluntários que estuda temas relacionados a crimes sexuais, fazem pesquisas, recebem depoimentos, prestam orientações, palestras, dão encaminhamento as vítimas, fazem campanhas de conscientização, tudo com objetivo preventivo a fim de evitar novos casos e estimular quem está sofrendo em silêncio, a denunciar e saber que não está sozinho que existe quem se preocupa e luta pela erradicação da violência sexual.

“Mas para conseguirmos efetivar nossos objetivos é necessário que a sociedade, bem como as autoridades nos apoiem e nos deem  suporte para que possamos aumentar nossas atividades. Nesse sentido, a homenagem prestada pelo deputado Romoaldo não é apenas um reconhecimento, mas um grande incentivo para que essa luta alcance quem precisa de amparo. Eu não poderia deixar de agradecer a Univag nas pessoas da coordenadora do curso de Direito Anne Adelle, bem como aos magníficos reitor doutor Drauzio A. Medeiros e vice-reitor, doutor Flávio Foguel, que me oportunizam lecionar e desenvolver trabalhos diferenciados”, reconheceu.

A acadêmica de Direito Eliana Lopes argumentou que foi uma sensação muito boa para a classe, receber a homenagem. “Sabemos que enquanto acadêmicos temos um caminho longo pela frente e a visão do deputado em reconhecer a nossa iniciativa é uma grande vantagem para nós”.

Representando o 4º Batalhão da Polícia Militar de Várzea Grande e o Programa Guardião Escolar de prevenção e Combate as Drogas, sargento Gleyton José Resende, agradeceu o reconhecimento do deputado e prestou informações sobre o programa que desde 2014 consiste em rondas e palestras dentro e fora das escolas.

“Temos uma equipe de apoio ao corpo docente de cada instituição de ensino. Atendemos demandas das escolas que necessitam de palestras de enfrentamento às drogas. Tendo em vista que Várzea Grande é umas das cidades mais violentas do Estado de Mato Grosso, entre 2013 e 2015 a cidade teve 413 homicídios, grande porcentagem desse número tem algum vínculo com drogas”, explicou o sargento, ao destacar que na tentativa de amenizar esse quadro, o programa entra nas escolas, oferece o trabalho, fala sobre drogas lícitas como o narguile  - que  tem quatro vezes mais nicotina que um cigarro, onze vezes mais monóxido de carbono, cem vezes mais alcatrão e disfarçado a base d’água - e os jovens não identificam os efeitos maléficos que ele faz a saúde.

“Então, a gente entra explicando sobre o narguile, depois a maconha que causa esquizofrenia. Falamos sobre cidadania,  violência urbana, educação como instrumento de mudança, noção de autoridade e vários outros temas de prevenção e combate às drogas. Essa homenagem só vem a nos fortalecer”, concluiu o sargento.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com