Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de março de 2017 13h06


EXPANSÃO

Romoaldo Júnior e Senado Federal entregam certidão sindical ao Sempec/MT

Com o documento concedido pelo Ministério do Trabalho Emprego e Previdência Social, o sindicato agora passa a representar também os que desenvolvem atividades em empresas de mão de obra terceirizada

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Romoaldo Júnior e Senado Federal garantem ampliação de direitos pelo Sempec/MT (Foto: Julio Rocha/Assessoria de Gabinete)

O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) e o senador Cidinho Santos (PR/MT) estiveram na sede do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais de Cuiabá/MT (Sempec/MT), na última sexta-feira (17), para entregar uma certidão sindical concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) à diretoria do sindicato.

Com posse do documento, que era esperado desde 2014, o Sempec/MT - que já representava os trabalhadores em edifícios e condomínios residenciais, comerciais e mistos que trabalhavam com a contratação direta pelos condomínios - agora passa a representar também os que desenvolvem as suas atividades voltadas aos condomínios em empresas de intermediação de mão de obra terceirizada, que exercem funções de porteiro, zelador, faxineiro, garagista, cabineiro, vigia, serviços gerais, jardineiro e demais profissionais do segmento.

Por meio dessa conquista, o Sempec/MT se torna oficialmente reconhecido perante a esfera trabalhista como um sindicato representativo do segmento e, de agora em diante, passa a ter maior representatividade, pois recebeu a oportunidade de atuar também junto aos trabalhadores das empresas de terceirização de mão de obra. O órgão funcionava desde 2012, mas a sua atuação era exclusivamente por meio de condomínios residenciais e comerciais de Cuiabá - bem restrita.

O presidente do sindicato, Vanderlei Cavalcante, explica que existem empresas de terceirização de mão de obra, do segmento, com mais de mil funcionários terceirizados contratados e que esses profissionais ainda não têm reconhecimento de profissional na área, pela parte patronal. “Essa certidão vai possibilitar que os trabalhadores dessas empresas filiem ao Sindicato. A ideia agora é fazer um trabalho setorial, ou seja, montar subsedes em outros municípios para que os trabalhadores das empresas do segmento de condomínios de todo o estado possam se filiar. Estima-se que em Mato Grosso existem mais de 30.000 profissionais atuando hoje na área sem estar sindicalizados e sem reconhecimento de sua categoria”,  detalhou o presidente do Sempec/MT.

O assessor de gestão sindical do Sempec/MT, Adauto Muniz, analisa que as categorias poderão ser resgatadas socialmente a partir do reconhecimento documental. “Dentro desse contexto, podemos destacar uma melhor desenvoltura do sindicato em relação às ações propostas junto às categorias representadas. Propiciando a possibilidade da integração social entre os trabalhadores e teremos a oportunidade de melhor apoiar os órgãos fiscalizadores nas suas ações, fornecendo informações ou denunciando os patrões. Agradecemos o apoio do deputado nesta conquista”.

Durante a entrega da certidão, o deputado Romoaldo Júnior argumentou que essa foi mais uma conquista de fortalecimento desses profissionais, que agora podem contar com o respaldo de uma entidade atuando de forma estadual com a classe. “Com conquistas como essa, o sindicato se torna mais forte e atuante em defesa dos trabalhadores do seguimento”.

Participaram da cerimônia de entrega da Certidão Sindical ao Sempec/MT - Adauto Muniz assessor de gestão sindical do Sempec/MT; Jamy Souza Neves presidente do Conselho Fiscal do Sempec/MT, Eurides Neres Diretora do Sempec/MT, Jonas da Silva, 1º secretário do Sempec/MT, e Laurindo Bento, presidente do Sindicato dos Condomínios de Mato Grosso.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729


Associadas


Imagens