Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de março de 2017 17h17


MOÇÃO DE APLAUSOS

Terapia Ocupacional celebra 100 anos de surgimento e recebe homenagem de Romoaldo Júnior

O parlamentar também lembrou sobre a implantação do curso de Terapia Ocupacional na UFMT, cujo projeto encontra-se aprovado, porém ainda não houve abertura de turmas

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Romoaldo Júnior (Foto: JLSiqueira/ALMT)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu, por requerimento do deputado Romoaldo Júnior (PMDB), moções de aplausos aos 120 profissionais terapeutas ocupacionais inscritos no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9), pelo Centenário da Profissão do Terapeuta Ocupacional no mundo, comemorado oficialmente no dia 17 de março. O Conselho ao qual estão inscritos os profissionais homenageados tem sede em Cuiabá e subsede em Porto Velho (RO), que também abrange o Rio Branco (AC).

A terapia ocupacional é uma profissão de nível superior, regulamentada pelo Decreto-Lei nº 938/1969. Além da moção de aplausos, o parlamentar salienta a urgente necessidade de implantação do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cujo projeto de implantação encontra-se aprovado, porém sem a efetiva implantação e abertura de turmas para possibilitar o atendimento da carência de profissionais na rede de saúde pública de Mato Grosso.

No mundo, a atuação do terapeuta ocupacional é reconhecida pela sua importância na saúde, no campo social e na educação, tendo se expandido pela necessidade de tratar soldados feridos da Primeira Guerra Mundial. No Brasil, os primeiros cursos de graduação surgiram na década de 1950.

Entre as atribuições deste profissional estão a de intervir no cotidiano das pessoas, avaliando o desempenho ocupacional em áreas de autocuidado, trabalho, lazer, capacidades cognitivas, sensoriais, motoras e sociais, melhorando o dia a dia de seus pacientes ao possibilitar meios para que realizem atividades cotidianas de maneira autônoma. Por isso, em geral, atendem pessoas que passaram a lidar com dificuldades físicas, psíquicas, sensoriais e sociais, geradas por diversas patologias e comprometimentos, mas também atuam de forma preventiva. Buscam a reinserção social por meio da recuperação das potencialidades e habilidades funcionais, de forma que promova maior independência e autonomia, necessitando ou não de tecnologia assistiva.

O terapeuta ocupacional está presente também em intervenções no campo social, na busca da participação social e na educação, visando à inclusão escolar. Atualmente a profissão possui as seguintes especialidades: Acupuntura; Contextos Hospitalares; Contextos Sociais; Saúde da Família; Saúde Mental e Gerontologia.

“Recebemos esta homenagem com muita alegria e satisfação. É muito bom ter o trabalho reconhecido e ficamos gratos ao deputado Romoaldo Júnior, que tem sido um grande parceiro do Crefito-9, e esperamos continuar com esta grande parceria de respeito”, disse a vice-presidente da autarquia, Janes Francio.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens