Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 16h41


#PELAVIDA

Deputado Allan Kardec participa de campanha de doação de sangue

Allan foi ao MT-Hemocentro, em Cuiabá, fazer doação para o banco público de sangue

TÉO MENEZES / ASSESSORIA DE GABINETE



Equipe do deputado Allan Kardec participa de campanha de doação de sangue (Foto: Gyan Lucca )

O professor e deputado estadual Allan Kardec (PT), participou nessa segunda-feira (20) de uma campanha de doação de sangue. Ele também levou toda a equipe de gabinete da Assembleia Legislativa para apoiar a causa.

Allan foi ao MT-Hemocentro, em Cuiabá, fazer doação para o banco público de sangue. O desafio foi lançado pelo também deputado Oscar Bezerra (PSB) aos 24 parlamentares estaduais.

“Importante apoiar essa causa porque as doações, geralmente, duram em média quatro dias no estoque e, nos feriados, como é o caso do Carnaval, a necessidade de doação aumenta ainda porque muitos doadores deixam de fazer esse gesto tão bonito”, afirma Allan Kardec.

Todos os tipos de sangue podem ser doados, mas as maiores demandas são do tipo O+ e O-. O primeiro é o mais comum no país, enquanto o negativo é o doador universal.

Além da queda nas doações, o número de acidentes também aumenta nos feriados, o que torna ainda mais importante a doação. No caso do MT-Hemocentro, o sangue doado atende ao Pronto Socorro de Cuiabá, os hospitais Júlio Muller e São Benedito e o Pronto Socorro de Várzea Grande.

O deputado Allan Kardec levou os assessores de gabinete e também conclamou os seguidores nas redes sociais para aderirem à campanha, assim como fez Oscar Bezerra.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), para fazer doação a pessoa precisa:

- Estar Saudável - o doador precisa entender que o sangue dele, em 48 horas, será transfundido em alguém que está muito doente ou em vias de morte. Ou seja, o doador não pode, por exemplo, nem mesmo estar com um simples resfriado;

- Apresentar documento oficial com foto, válido em território nacional (CNH, RG, CTPS, Passaporte, por exemplo);

- Ter entre 16 a 69 anos (menores devem estar acompanhados por um dos pais ou responsáveis e maiores de 60 já devem ter efetuado ao menos uma doação);

- Ter o peso acima de 50 KG;

- Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação;

- Dormir pelo menos 06 (seis) horas ininterruptas na noite anterior à doação.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens