Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 6 de julho de 2017 16h44


CONSENSO

Dirigente sindical ressalta papel de Allan no debate sobre RGA

TÉO MENESES / ALMT



Coordenador do Fórum Sindical e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e Meio Ambiente (Sisma), Oscarlino Alves ressaltou a importância do papel do professor e deputado Allan Kardec (PT) nas discussões sobre a Revisão Geral Anual (RGA). O consenso entre funcionalismo e governo evitou a greve.

Allan sempre se posicionou contrário à aprovação da mensagem original tratando da RGA sem que os servidores fossem ouvidos. “Como professor da rede pública, ele sabe da realidade que nós enfrentamos e, por isso, sempre esteve ao nosso lado e ajudou na formação desse consenso”, afirma Oscarlino.

Ao invés de insistir na aprovação do projeto original, que contava com forte rejeição por parte dos trabalhadores, o governo enviou nesta quinta-feira (6) substitutivo integral à Assembleia Legislativa instituindo a RGA para o período de 2017 e 2018. O presidente do Sisma e membro do Fórum Sindical participou juntamente com Allan do ato de entrega, assim como o secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho Vieira e outros parlamentares.

“Como servidor público e professor da rede pública, sempre me posicionei aqui na Assembleia ao lado do funcionalismo. Por isso, defendi um consenso desde que os trabalhadores fossem ouvidos e o melhor fosse alcançado para Mato Grosso”, afirmou Allan.

De acordo com o governo, a primeira parcela da RGA de 2017 será lançada na folha salarial de novembro. A segunda, no mês de abril de 2018, mas poderá ser antecipada para março caso a arrecadação no segundo semestre de 2017 tenha aumento efetivo de 10% em relação ao que está projetado. A terceira, prevista para setembro de 2018, também poderá ser antecipada. Já os percentuais das três parcelas foram ajustados, sendo duas para 2,19% e a terceira para 2,20%.

A Mesa Diretora deve enviar o projeto para apreciação em plenário a partir da semana que vem.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec


Associadas


Imagens