Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018 19h17


POLÍTICAS PÚBLICAS

Grupo de trabalho discutirá políticas para idosos

A audiência contou com palestra da defensora pública Márcia Domingos e Sá, do Distrito Federal. Ela afirma que, em 2050, o Brasil deve ter maioria da população formada por idosos

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Fablício Rodrigues

A audiência pública solicitada pelo deputado Allan Kardec (PT) para debater políticas para idosos levou à criação de um grupo de trabalho com diversas instituições. Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, conselhos da terceira idade, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), universidades e representantes de municípios foram convidados para as discussões. A criação do grupo de trabalho foi um dos encaminhamentos anunciados na audiência pública realizada nesta segunda-feira (26), em conjunto com a Defensoria Pública do Estado. O evento debateu as políticas existentes para idosos, bem como desafios para a terceira idade.

De acordo com Allan, outra medida que a Assembleia deverá tomar é a instalação de um núcleo de atendimento aos idosos em conjunto com a Defensoria Pública. O serviço deverá ser disponibilizado em breve na sede do Legislativo.

“Outra coisa que devemos ter como prioridade é a garantia de recursos para centros de convivência de idosos. É assim que se prioriza na administração pública e pode ocorrer através da ampliação desse debate em torno dos orçamentos”, afirma Allan. Ele ressalta ainda que as políticas devem ter como prioridades o aumento da formação profissional e educacional de idosos, o combate a doenças sexualmente transmissíveis e o endividamento.

A audiência contou com palestra da defensora pública Márcia Domingos e Sá, do Distrito Federal. Ela afirmou que, em 2050, o Brasil deve ter maioria da população formada por idosos, o que aumenta a importância do debate. O evento contou com representantes de centros de convivência de diversas regiões de Cuiabá, da defensora pública Elianeth Glaucia Nazaré Silva, entre outros.

“Fizemos um evento com 92 idosos, recentemente, em Cuiabá e, para surpresa geral, apenas dois deles eram alfabetizados”, ponderou o presidente do Conselho Estadual de Idosos, Francisco Delmondes.

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Fett frisou que a discussão é importante porque envelhecer se torna mais interessante com sustentabilidade e autonomia, o que pode ser otimizado através de políticas públicas. 

O grupo de trabalho será criado nos próximos dias e anunciará os primeiros resultados ao longo do ano.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec