Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de outubro de 2021 15h08


FUTEBOL

Proposta por Kardec, lei que garante investimentos no futebol profissional é aprovada

O Projeto de Lei nº 91/2021 foi aprovado por unanimidade em segunda votação e beneficiará clubes profissionais de futebol

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa aprovou, em segunda votação, na sessão ordinária desta quarta-feira (6), o projeto de lei nº 91/2021 do deputado Allan Kardec, que institui o programa estadual de apoio ao desenvolvimento do futebol profissional, intitulado “Lei Ranulpho Paes de Barros”. Agora, o projeto seguirá para ser sancionado pelo governo do estado.

O programa autoriza o Poder Executivo a destinar recursos financeiros, do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded), para investimentos nos clubes profissionais da primeira divisão do Campeonato Estadual e prevê uma contrapartida de mesmo valor por parte da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) por meio de patrocínios. A entidade também será responsável por apresentar a prestação de contas aos órgãos fiscalizadores responsáveis.

“Hoje a AL fez história ao aprovar nossa lei. Esses recursos não são oriundos de impostos, então não há problemas em aportar aos clubes de Mato Grosso. Estamos criando uma lei autorizativa, para que o Governo do Estado faça esse repasse anualmente, destinando recursos para cada clube que estiver na primeira divisão estadual”, esclareceu Allan Kardec, reforçando a importância da lei para o desenvolvimento do futebol profissional no estado.

A lei visa incentivar os clubes profissionais de futebol, por intermédio de sua Federação, permitindo a melhoria das condições do desporto. De acordo com a proposta, a Lei Orçamentária Anual (LOA) alocará verbas financeiras suficientes à implementação e viabilização do Programa.

Para ter direito aos repasses do programa, os clubes de futebol profissional de Mato Grosso deverão comprovar a efetiva existência de categorias de base e de futebol feminino, com investimento nessas categorias. Atualmente Mato Grosso possui dez clubes profissionais na primeira divisão que poderão pleitear o recurso.

Além dos recursos do Funded, é permitido o apoio financeiro de entidades públicas e privadas para ampliar os valores destinados aos clubes de futebol profissional, habilitados a participarem do campeonato estadual da 1ª divisão.

Para o deputado Allan Kardec, “o fomento ao lazer e ao turismo regional será fortalecido com a melhoria do Campeonato Estadual de Futebol Profissional em nosso Estado, com o reconhecimento da qualidade do mesmo que irá gerar empregos, investimentos diversos e lazer à nossa população”.

Em 2021, um time de futebol profissional do Estado galgou o direito de participar do campeonato nacional de futebol em sua primeira divisão e tem feito uma boa campanha. Para esse feito, o Cuiabá Esporte Clube contou com o apoio financeiro de empresas e torcedores que lhe permitiram a melhoria de sua capacidade técnica e profissional.

 

“O esporte profissional, futebol, em nosso Estado possui ampla possibilidade de atingir o mesmo feito e, com isso, desenvolver o esporte e o turismo para todos”, afirmou Kardec. A expectativa da lei é o desenvolvimento do futebol estadual profissional gerar desenvolvimento regional nas cidades polos que atuam, com a ampliação do número de torcedores e empresas dispostas a investir nas suas agremiações.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec