Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de maio de 2017 12h36


AUDIÊNCIA PÚBLICA

Representantes comerciais de MT pedem isenção de impostos para compra de veículos e mostruários

Mato Grosso conta com cerca de 12.500 profissionais nessa categoria. Audiência pública realizada hoje na ALMT debateu o papel dos representantes no estado

ANA PAULA SOARES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Audiência pública para debater o papel do representante comercial em MT (Foto: Helder Faria/ALMT)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou nesta segunda-feira (29), no auditório Milton Figueiredo, audiência pública para debater o papel dos representantes comerciais no estado. A discussão foi requerida pelos deputados Professor Allan Kardec (PT) e Oscar Bezerra (PSB) e contou com as lideranças que representam o setor.

Dentre as demandas da classe, ficou evidente nos levantamentos trazidos pelos profissionais que atuam no mercado de representações comerciais a necessidade de rever a cobrança no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço, o ICMS, sobre os mostruários de produtos, fundamental, segundo eles, para as vendas, e a redução do mesmo imposto sobre a compra de veículos pela categoria.

O presidente da Associação dos Representantes de Mato Grosso, Silvio Landin, destacou a urgência em garantir direitos e benefícios a classe. Segundo ele, no estado, cerca de 12.500 representantes trabalham diariamente.

“Não somos poucos, movimentamos a economia e movimentamos o comércio no estado. É necessário que olhem para nós, que o governo enxergue nosso valor e ajude a categoria. Eu fico muito satisfeito de estar nesse momento colocando toda nossa dificuldade. Só temos que agradecer ao deputado Allan por essa oportunidade”, destacou.

Na mesma linha, o representante do Conselho Regional de Representantes Comerciais, Amadeu de Oliveira, disse que é necessário que o governo olhe a categoria com mais ‘carinho’. Dentro da realidade e cobranças de ICMS em cima de mostruários e veículos, está ficando inviável ao profissional exercer suas atividades.

“Estamos aqui pedido o que várias categorias já conquistaram. Como, por exemplo, os taxistas que trabalham com os veículos e conseguem adquiri-lo com redução de ICMS. Nossos veículos chegam a circular mais de 60 mil quilômetros ao ano. Na venda, perdemos o valor de mercado e adquirimos no valor de mercado. Tenho certeza que agora os deputados Allan e Oscar vão conseguir trazer essa resposta”, falou Amadeu, destacando e parabenizando a iniciativa parlamentar de Kardec que apresentou projeto de lei que prevê isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para representantes comerciais na compra de veículos automotores e mostruários destinados ao exercício da atividade.

O deputado Allan concluiu a audiência se comprometendo junto aos representantes em conseguir uma agenda com o secretário de Fazenda, Gustavo Oliveira, para defender a redução ou isenção das taxas sobre mostruários de produtos. E ainda sobre as demandas, levar ao governo do estado a necessidade de manutenção e fiscalização das estradas estaduais, principalmente as vias em que acontece a cobrança de pedágios.

“Não podemos deixar de olhar com seriedade a todo esse levantamento trazido por vocês nessa audiência. Que fique um exemplo para o Brasil essa união da categoria em nosso estado, para melhorar as condições de trabalho. Essa isenção já ocorre em outras unidades da Federação, como Mato Grosso do Sul e Goiás, e precisamos desse incentivo aqui também no nosso estado”, finalizou Allan.

Também estiveram presentes na audiência, Hermes Martins da Cunha, presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio) e Isaias Correa, presidente da Feira de Variedade de Mato Grosso (Expomulti), além de outros profissionais da área.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens