Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de outubro de 2017 18h19


AUDIÊNCIA PÚBLICA

Segmentos debatem turismo na região do Araguaia

O coordenador técnico da Funai em Santa Terezinha, Sandro Barbosa, anunciou que em 2018 a fundação deve trazer para a região um especialista para iniciar os estudos para viabilização do turismo regular nas aldeias

TÉO MENESES E MORGANA SOUZA / ASSESSORIA DE GABINETE



Audiência pública em Santa Terezinha (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

Diversos segmentos da sociedade se reuniram nessa quinta-feira (5) no município de Santa Terezinha para debater em audiência pública o desenvolvimento do turismo no Araguaia. O evento partiu de um requerimento do deputado Allan Kardec (PT) e foi marcado pelo lançamento do Fórum de Turismo da região.

A audiência foi realizada no Ginásio Ana Flávia Maciel e contou com a participação de vereadores, prefeitos de municípios da região, vice-prefeitos, deputados, professores, estudantes, representantes de comunidades indígenas, religiosas, da Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Corpo de Bombeiros, entre outros.

Allan afirma que o evento foi importante para colher reivindicações da população e que serão apresentadas ao poder público. O deputado Adalto de Freitas (SD) e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Antonio Carlos, também participaram da audiência pública que contou ainda com representantes dos deputados estaduais Valdir Barranco (PT), Baiano Filho (PSDB) e o federal Nilson Leitão (PSDB).

“Audiência pública é para isso mesmo: ouvir a comunidade, mas vamos documentar as demandas para que sejam apresentadas ao Fórum criado nesse momento e também discutirmos numa comissão de deputados que vamos manter na Assembleia Legislativa para defender os interesses da região”, afirmou Allan.

Prefeito de Santa Terezinha, Euclésio Ferretto (PDT) afirma a audiência é uma oportunidade de unir forças dos diferentes segmentos para viabilizar de vez estrutura para o turismo. “Isso aqui é muito importante, mas o povo tem que participar também”, completa. O município conta com cerca de 4,8 mil habitantes e um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) em Mato Grosso, apesar do potencial turístico principalmente por conta do rio Araguaia.

O coordenador técnico da Funai em Santa Terezinha, Sandro Barbosa, anunciou que em 2018 a fundação deve trazer para a região um especialista para iniciar os estudos para viabilização do turismo regular nas aldeias, antiga reivindicação dos moradores e índios.

O secretário de Desenvolvimento Regional anunciou que nos próximos dias deverá ser anunciado convênio para regularização fundiária, que contemplará mais de 65 mil famílias em 89 municípios, inclusive da região do Araguaia.

Outra reivindicação da região é a pavimentação asfáltica, como da MT-341. A cobrança partiu do vereador Zezinho da Agricultura, presidente da Câmara Municipal de Vila Rica. Também compareceram representantes dos municípios de Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Novo Santo Antonio, Canarana, Luciara, Confresa, Prelazia de São Félix do Araguaia, entre outros.

Além da audiência pública, os participaram lançaram o Fórum do Polo de Turismo, que anunciará em breve reuniões de trabalho, além de realizar inventário dos bens e potenciais turísticos dos municípios para otimizar a destinação de recursos públicos.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens