Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 26 de junho de 2017 15h19


TRANSPARÊNCIA

Vagas na rede pública terão que ser divulgadas

Projeto de lei prevê que as unidades de ensino público de Mato Grosso deverão encaminhar quantitativo de vagas à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) no prazo mínimo de 15 dias úteis

TEO MENESES / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Allan Kardec (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, projeto de lei de autoria do professor e deputado estadual Allan Kardec (PT) que prevê a obrigatoriedade de divulgação, por sistema informatizado, do quantitativo de vagas disponibilizadas para matrícula na rede pública de ensino.

O projeto ainda precisa passar pela segunda e última votação antes de seguir para sanção. Ele prevê que as unidades de ensino público de Mato Grosso, de quaisquer etapas, deverão encaminhar quantitativo de vagas à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) no prazo mínimo de 15 (quinze) dias úteis antecedentes à data de início da matrícula, presencial e via web.

O quantitativo de vagas por unidade escolar deverá discriminar por etapa e níveis escolares, ciclos/ano/idade escolar, vagas destinadas aos alunos do quadro da própria unidade escolar, destinadas aos alunos oriundos de processo de remanejamento, destinadas aos alunos novos e reservadas aos alunos com deficiência.   

“Caberá à Seduc divulgar, em seu site oficial, o quantitativo de vagas disponibilizadas para matrícula, com todos os dados no prazo mínimo de 10 dias úteis antecedentes à data para o início da matrícula presencial e solicitação via web”, afirma Allan, ao ressaltar ainda que a publicidade é um dos pilares da administração pública e fortalece a relação de confiança entre poder público e Estado.

As unidades escolares também terão que divulgar em seu mural o quantitativo de vagas disponibilizadas para matrícula no prazo mínimo de 10 dias úteis antecedentes à data para o início da matrícula presencial e solicitação via web.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec


Associadas


Imagens