Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de março de 2024 11h29


AGROINDUSTRIALIZAÇÃO

Usina de etanol mostra confiança do investidor no Araguaia

Deputado Dr. Eugênio participou do lançamento da usina em Porto Alegre do Norte. Obra vai empregar de 800 a 1.000 pessoas e até 300 funcionários fixos quando entrar em operação em 2026.

JONAS DA SILVA / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



Foto: JONAS DA SILVA

A instalação de uma nova usina de etanol de milho da empresa 3 Tentos, em Porto Alegre do Norte, é a prova do potencial de produção sustentável de alimentos e energia renovável, em respeito à natureza. E também é uma confiança dos investidores na agroindustrialização da produção no Vale do Araguaia.

A constatação foi feita pelo deputado Dr. Eugênio de Paiva, durante lançamento do empreendimento nesta quinta-feira (14), no Palácio Paiaguás, sede do governo do estado, em Cuiabá, com a presença do governador Mauro Mendes (União Brasil), do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), de outras lideranças políticas e executivos da empresa. 

O deputado informa que investidores têm prospectado e acreditado na potencialidade do desenvolvimento do Araguaia. Ele relembrou a instalação recente de usinas de etanol nos municípios de Canarana, Querência e agora em Porto Alegre do Norte.

“Quero cumprimentar você Luiz Osório e a 3 Tentos por acreditarem no Vale do Araguaia”, comemorou. “Quando vocês Luiz optaram em ir para o Araguaia, certamente fizeram estudos de viabilidade desse negócio. E através desse estudo, você viu a grandiosidade do nosso Vale do Araguaia”, destacou.

O presidente da empresa, Luiz Osório Dumoncel, informou que a planta para produção de etanol de milho e subproduto para nutrição animal (DDG) terá investimento de R$ 1,040 bilhão. O valor é metade do investimento de R$ 2 bilhões previsto pela empresa até 2030, anunciado em janeiro deste ano. 

A obra da 3 Tentos empregará cerca de 800 a 1.000 funcionários. E quando entrar em operação, em janeiro de 2026, a usina terá entre 250 a 300 funcionários fixos. A usina processará 2,1 toneladas de milho diariamente e produzirá ao dia 935 metros cúbicos de etanol.

Produção sustentável - Dr. Eugênio explicou a importância e o impacto do investimento no Vale do Araguaia. “Estamos mostrando que podemos triplicar nossa produção e nossa área plantada, hoje de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, sem ter que derrubar uma árvore se quer”, argumentou o deputado. 

“Nós podemos chegar a esse nível de produção com sustentabilidade. Atendendo o interesse das futuras gerações e principalmente o mercado mundial, onde, de um universo de 8 bilhões de pessoas, nós ainda temos seres humanos passando fome”, reforçou o deputado sobre segurança alimentar propiciado por Mato Grosso, com a produção de alimentos.

O deputado cumprimentou o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago, pela instalação da empresa no município. 

Ao fazer a explicação, o deputado do Araguaia recordou o embate desde o ano passado, quando decisão da Justiça estabeleceu que áreas da região não poderiam ter produção agrícola, sob a tese de que se tratavam de bioma equivalente ao Pantanal. Um impasse foi criado e foi necessária uma audiência pública para debater o tema, processo na Justiça e a contratação de estudo científico precisou ser feita para definir a questão.

“Governador e vice-governador, nós estamos vencendo uma resistência da legislação e estamos colocando aí para produzir 4,5 milhões de hectares que eram colocadas como áreas de uso restrito”, afirmou.

Empresa - A companhia é original de Santa Bárbara do Sul (RS), onde começou com produção de sementes. Suas atividades abrangem soluções digitais, a assistência técnica e venda de insumos a produtores, comercialização de grãos de soja, milho e trigo e processa matérias-primas para produção de farelo, biodiesel e etanol. 

Nas próximas semanas, a empresa terá lojas físicas em Porto Alegre do Norte e Confresa com técnicos e agrônomos contratados para ofertar soluções e serviços. A empresa já tem uma unidade de esmagamento de soja e produção de biodiesel no município de Vera, cuja operação começou em novembro de 2023.

“Nosso reconhecimento maior é para o produtor mato-grossense. Esse empresário rural nos recebeu bem em 2021 eE é com aumento da produção de soja, que vira alimento com o farelo de soja, e combustível renovável com o biodiesel, que nós confiamos no setor”, disse o presidente da empresa, Luiz Osório.


Gabinete do deputado Dr. Eugênio