Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 4 de junho de 2019 17h27


IN LOCO

Cermac recebe visita da Comissão de Saúde da ALMT

Deputados vistoriaram a estrutura do centro de referência e puderam constatar os problemas existentes

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Dando continuidade à série de visitas técnicas às unidades de saúde do estado  de Mato  Grosso, a Comissão de Saúde Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)  fez  a sétima  vistoria nesta terça-feira (04), no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac). Foram constatados problemas de estrutura em todo espaço físico, falta de equipamentos e problemas na área de recursos humanos.

Além do presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Paulo Araújo (PP), participaram o vice-presidente Lúdio Cabral (PT), e os demais membros titulares da Comissão, os deputados Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB). Acompanharam também a equipe técnica da Comissão de Saúde, a diretora da unidade, Jocineide Rita dos Santos, e a secretária-adjunta de Unidades Especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Arlete Maria Lima.

O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (CERMAC) existe há 15 anos e atualmente o quadro de servidores da unidade é constituído por uma equipe multiprofissional composta de 165 profissionais.  De acordo com dados da direção, a sua atuação é voltada para importantes doenças qu e possuem impacto na saúde pública de Mato Grosso, como hanseníase, diabetes e tuberculose.  Além disso, a unidade disponibiliza atendimentos nas áreas de dermatologia, dores neuropáticas dos agravos da hanseníase, cardiopatias graves, psoríase, eczemas-vitiligo, pênfigo, alopecia, lúpus dermatológico e retinóides, dentre outros.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo, falou sobre a situação do Cermac e destacou que a unidade está sucateada. “Percebemos com a visita, que há muito tempo o Centro não recebe qualquer tipo de manutenção, a exemplo de equipamentos. A Secretaria de Saúde apontou para a Comissão uma solução definitiva em longo prazo, porém, a meu ver a situação é emergencial. Estamos aqui com a equipe da secretaria de gestão estadual para apontar essas melhorias que podem ser feitas em curto prazo, para que possamos ter um projeto futuro definitivo. Então as ações da Comissão de Saúde são estratégicas, de forma propositiva. Ninguém quer fazer sensacionalismo com saúde pública, na verdade o que queremos, enquanto Comissão, é contribuir para que a saúde pública oferecida para a população do estado de Mato Grosso seja cada dia melhor”, enfatizou Paulo Araújo.

Para a diretora do Cermac, Jocineide Rita dos Santos, a visita da Comissão de Saúde é de suma importância para que a unidade possa ser repaginada, principalmente com uma nova reestruturação. “Os recursos humanos perdeu serviços, precisamos fazer uma recomposição de funcionários onde temos médicos e servidores se aposentando. Sem dúvida a Comissão de Saúde vem somar e enviar esforços a nos ajudar. O que buscamos é manter a unidade com uma melhor estrutura onde os usuários que precisam venham ganhar com isso”, disse a diretora.

A secretária-adjunta de Unidades Especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Arlete Maria Lima, sinalizou como essencial este apoio que a Comissão da Saúde vem prestando e elogiou o trabalho da Assembleia ao destacar as visitas como propositivas. “Eles vêm acompanhando todas as nossas as necessidade e elencando os problemas e dificuldades existentes em todo estado. Pegamos uma Secretaria em janeiro com inúmeros problemas, e o deputado Paulo Araújo, que é o presidente da Comissão, juntamente com os demais deputados nos procurou para unirmos forças em prol da melhoria da saúde pública de Mato Grosso”, pontuou Arlete.   

O deputado Paulo Araújo finalizou ao destacar sobre como está sendo as visitas em todo Estado. “É uma estratégia da Comissão de Saúde, sair daquelas reuniões ordinárias. Os deputados aprovaram um calendário de ações para fazer visitas in loco, estaremos cumprindo todo o calendário, visitando cem por cento as unidades de saúde sob gestão estadual. As visitas são importantes, primeiramente no interior do estado para entender porque os pacientes ocupam a rede hospitalar aqui de Cuiabá. Convido qualquer um a ir ao Pronto Socorro de Cuiabá e ver que 70% dos pacientes que estão lá são do interior de Mato Grosso”, concluiu Araújo.

Visitas - A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social também já visitou unidades regionais de Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Água Boa, Metropolitano de Várzea Grande e Adauto Botelho em Cuiabá. Na próxima sexta-feira (07), a próxima unidade a ser vistoriada é o Hospital Regional de Sinop e no dia 01 de julho será a vez do regional de Sorriso.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726


Associadas


Galeria de Imagens


Relacionadas


Galeria de Imagens