Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 20 de junho de 2022 13h00


PROJETO DE LEI

Paulo Araújo propõe instituir a Semana Estadual de Musicoterapia

A musicoterapia é uma área diversificada, abrangendo diferentes abordagens, métodos de intervenção e demandas

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quarta-feira (15), Projeto de Lei nº 542/22 que institui a Semana Estadual de Musicoterapia, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de setembro. O evento irá fazer parte do calendário oficial do Estado de Mato Grosso. Durante a semana do evento será realizado palestras e seminários relativos ao tema. 

O parlamentar destacou a importância da musicoterapia. “É uma ciência que se utiliza da música e seus elementos visando alcançar uma saúde global do indivíduo, lhe proporcionando bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Ela busca atingir níveis biopsicossociais do desenvolvimento humano. Além de proporcionar sensação de bem-estar, a música quando usada como terapia, pode trazer benefícios para a saúde como melhorar o humor, a concentração e o raciocínio lógico”, pontuou. 

Dados na proposta mostram que a musicoterapia é um tipo de tratamento que utiliza músicas com letra ou somente na forma instrumental, além de instrumentos como violão, flauta e outros de percussão onde o objetivo não é aprender a cantar ou tocar um instrumento, mas saber reconhecer os sons de cada um ter a possibilidade de expressar suas emoções através destes sons. 

A musicoterapia é uma área diversificada, abrangendo diferentes abordagens, métodos de intervenção e demandas, mas sempre sobressaindo à percepção de que a música é um produto de interação social. Além disso, a musicoterapia é uma boa opção para crianças se desenvolverem melhor, tendo uma maior capacidade de aprendizagem, mas também pode ser usada em empresas ou como opção de crescimento pessoal. 

“Vale ressaltar a importância que tem o profissional graduado ou pós-graduado que exerce a atividade como musicoterapeuta, onde o mesmo se utiliza da música e de seus elementos para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos em várias dimensões: comunicação, relacionamento, aprendizado e expressão, entre outros”, concluiu Paulo Araújo. 


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726