Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 2 de março de 2022 16h15


ESPORTE

Paulo Araújo quer que treinadores de escolinhas de futebol sejam inscritos em cadastro estadual

O projeto de lei vai evitar que jovens atletas continuem expostos a diversos tipos de violação de direitos nas categorias de base.

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Deputado Paulo Araújo é autor do projeto que visa registrar os profissionais que atuam como treinadores esportivos em Mato Grosso

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), desde a última quarta-feira (23), o projeto de lei n° 180/22, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (Progressista), que visa instituir o Cadastro Estadual de Treinadores e de Escolinhas de Futebol (CETEF) na Federação Mato-grossense de Futebol (FMF).

O parlamentar explanou a finalidade da propositura. “O projeto pretende impedir problemas como abuso financeiro. É recorrente assistirmos em noticiários de âmbito nacional, notícias sobre treinadores de futebol e de outras modalidades esportivas enganando jovens atletas, bem como as famílias, com falsas promessas de carreira promissora”, defendeu Paulo Araújo.

Em parágrafo único da propositura, o CETEF abrangerá escolas de futebol e treinadores de times masculinos e femininos de todas as categorias. Entre outras medidas se destacam no 3° artigo do projeto que para a implementação do CETEF compete às entidades sindicais representativas da classe dos treinadores de futebol e às entidades sindicais patronais representativas das escolinhas de futebol no Estado: receber, verificar e validar a documentação apresentada pelos profissionais e empresas a serem cadastrados.

De acordo com o parlamentar, é fundamental a aprovação desse projeto de lei para evitar que jovens atletas continuem expostos a diversos tipos de violação de direitos nas categorias de base.

“Visamos a proteção de crianças e adolescentes contra o assédio e o abuso no esporte. Com a instituição da obrigatoriedade de um cadastro desses profissionais, estaremos de certa forma garantindo maior transparência ao exercício da profissão de treinador de futebol e dessa maneira coibiremos a pratica de atos ilegais contra nossos jovens”, concluiu Paulo Araújo.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726