Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de julho de 2019 14h22


SAÚDE

Rondonópolis receberá 30 mil doses de vacinas H1N1, anuncia Delegado Claudinei

Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, confirmou o envio de 30 mil doses suplementares de vacina contra H1N1 para o município

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Samantha dos Anjos

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) anunciou o aguardo, pelo município, das 30 mil doses de vacinas para o combate ao vírus da gripe H1N1 que integra o vírus influenza tipo A. Elas serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, nos próximos dias, à cidade de Rondonópolis (MT).

Com dois casos com vítimas da H1N1 registrados no mês passado, o parlamentar apresentou a indicação de número 2.435/2019, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), para a manutenção e o aumento de estoques das vacinas para o devido atendimento à saúde pública.

“O Ministério da Saúde anunciou e confirmou o envio das doses e é uma notícia boa para a população de Rondonópolis. A preocupação foi imensa que mobilizou as forças políticas da bancada federal, deputados e senadores, para solucionar essa situação. Foi um alívio termos recebido essa informação, ainda mais do nosso ministro Luiz Mandetta”, comenta Delegado Claudinei.

A Secretaria de Saúde de Rondonópolis vai estabelecer um cronograma de vacinação quando as doses chegarem ao município. A distribuição será feita em etapas, sendo a primeira para as pessoas que fazem parte do grupo de risco, aos agentes das forças de segurança e acadêmicos que fazem estágio obrigatório nas unidades de saúde. Já a segunda etapa será aberta para a população em geral.

A vacinação é a melhor estratégia para prevenção da gripe H1N1. Um dos sintomas apresentados pelo H1N1 é febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. É importante se atentar ao manter contato direto com pessoas infectadas, pois a transmissão ocorre da mesma forma de uma gripe comum. Outras medidas preventivas são lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, realizar uma boa alimentação, consumir bastante água e evitar locais fechados com aglomerado de pessoas.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358