Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de junho de 2020 17h05


REGIÃO OESTE

Dr. Gimenez cobra testes rápidos de Covid-19 para 22 municípios

A região oeste concentra 496 casos de coronavírus e 10% das mortes em Mato Grosso. O deputado cobra investimentos do governo na testagem da população

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Mais de 80% dos 22 municípios da região oeste foram afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já soma 496 dos casos e 23 óbitos, o que equivale a 10% do total de mortes de Mato Grosso. Frente à expansão rápida da doença, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) cobra a disponibilização de testes rápidos para os hospitais públicos e privados e prefeituras municipais.  

Para o parlamentar, a testagem é um serviço essencial não somente do ponto de vista epidemiológico – para saber o número e a distribuição dos casos –, como para planejar ações mais efetivas no combate. Até o início de abril, não havia nenhum caso da doença na região onde há aproximadamente 380 mil habitantes e um grande número de idosos.

“Quando testamos massivamente, conseguimos saber o real valor do crescimento diário de casos e podemos tomar as medidas necessárias com mais segurança, entre elas, o isolamento social e até mesmo o 'lockdown'. Países como Alemanha e Nova Zelândia são bons exemplos mundiais das iniciativas e, no Brasil, Florianópolis também obteve sucesso”.

Paralelamente, o deputado vem cobrando a instalação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais dos municípios de Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. Além de promover a interiorização da saúde na região, a ação evitaria o deslocamento de pacientes graves durante a pandemia até Cáceres e/ou Cuiabá.

“Pontes e Lacerda é uma das nossas prioridades, pois já registrou 137 casos de coronavírus até ontem (16), tornando-se topo da doença no ranking da região oeste, só entre segunda e terça-feira (15 para 16 de junho) foram 32 novos casos. O avanço da doença está acelerado, porém não temos suporte adequado para atender a população, algo que me preocupa como parlamentar e médico”.

Em menos de uma semana, o número de casos em Pontes e Lacerda praticamente dobrou, chegando a 137 e com 07 óbitos até o dia 16 de junho, segundo o boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Já o vizinho Porto Espiridião saltou de 04 casos para 45, com indicação de “lockdown” por parte do Governo. Uma ação conjunta entre os deputados Dr. Gimenez e Valmir Moretto (PRB) e outras lideranças da região vem reivindicando a instalação de 10 leitos de UTI em Pontes Lacerda.

Curva de contágio – Pontes e Lacerda (137), Cáceres (79), Sapezal (60), Porto Esperidião (45), Campos de Júlio (38), Vila Bela da Santíssima Trindade (25), Mirassol D’Oeste (22), São José dos Quatro Marcos (17), Comodoro (14), Araputanga (10), Lambari D’Oeste (09), Nova Lacerda (08), Conquista D’Oeste (07), Curvelândia (04), Rio Branco (04), Vale de São Domingos (02), Jauru (02) e Figueirópolis D’Oeste (01).

 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez