Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 24 de março de 2022 14h20


CAMPANHA MARÇO AZUL MARINHO

Conscientização sobre o câncer colorretal é tema de audiência realizada na ALMT

Deputado Dr.João recebeu especialistas na área para discutir sobre a doença

MICHELLE DAS NEVES MOURA / Gabinete do deputado Dr. João de Matos



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB) conduziu na manhã desta quinta-feira (24), no âmbito da Assembleia Legislativa, a audiência pública que debateu sobre a Campanha Março Azul Marinho, no intuito de alertar e conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção do câncer colorretal (CCR). 

Segundo o parlamentar, que integra a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Casa de Leis e é médico de formação, esse tipo de câncer é um dos tumores malignos mais frequentes entre a população mundial e um dos mais letais, que atinge o intestino grosso ou o reto. Com isso, o deputado frisou durante a audiência pública a importância de se discutir e divulgar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento precoces contra o câncer colorretal, bem como chamar a atenção dos governantes e gestores públicos para que os pacientes tenham chances efetivas de tratamento e cura, sendo imprescindível a elaboração de políticas de saúde com foco no tema. 

“Procure um médico especialista, faça exames de rotina e busque levar uma vida saudável, manter uma dieta rica em alimentos naturais com fibras, praticar atividade física regular e restringir carne vermelha, embutidos e álcool na dieta para ajudar a reduzir a formação de pólipos adenomatosos e, por consequência, o câncer colorretal”, reforçou o deputado Dr. João.

Já a médica Natasha Slhessarenko, que é patologista clínica e pediatra, apresentou, na oportunidade, dados alarmantes sobre a doença, como a que este câncer atinge mais de 40 mil pessoas por ano e é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros.

“É preciso mobilizar toda a sociedade para reverter com urgência essa grave situação, ampliando o acesso aos procedimentos diagnósticos, será possível reduzir os altos números de mortes e hospitalizações verificados no Brasil” frisou a médica.

A audiência pública contou também com a participação de outros médicos renomados e que são especialistas no diagnóstico e tratamento da doença, são eles: Mardem Machado de Souza -presidente da regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Coloproctologia; Roberto Carlos- endoscopista e gastroenterologista;  André Henrique Crepaldi- hematologista e oncologista. 

Doutor Mardem ressaltou que quanto mais cedo fizer o diagnóstico da doença, maior a chance de tratá-la e curá-la, “A prevenção é indispensável, vamos divulgar sobre esta campanha e reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal” explicou o especialista.

O deputado aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho e contribuição de todos que trabalharam para que a audiência pública fosse realizada, bem como a participação dos especialistas, dos servidores da Assembleia Legislativa, da população em geral e da imprensa presente. 


Gabinete do deputado Dr. João de Matos

Telefone: (65) 3313-6610


Associadas


Galeria de Imagens