Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de março de 2022 11h35


SAÚDE

Deputado Dr.João realiza ação de conscientização no Dia Mundial do Rim

Ação foi realizada no âmbito da Assembleia Legislativa. Durante todo o dia, o deputado realiza a entrega de materiais com informações sobre os principais cuidados em relação à saúde dos rins.

MICHELLE DAS NEVES MOURA / Gabinete do deputado Dr. João de Matos



Foto: MICHELLE MOURA / ASSESSORIA DE GABINETE

O deputado estadual Dr.João (MDB) realiza nesta quinta-feira, 10, no âmbito da Assembleia Legislativa, uma ação de conscientização pelo dia Mundial do Rim, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março. Os principais objetivos da ação é aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças.

Segundo o parlamentar, que é médico nefrologista, especialidade que cuida dos problemas renais, a progressão das doenças renais pode ser controlada na maioria dos casos com o diagnóstico precoce. 

“Temos que incentivar a população a adotarem um estilo de vida saudável e quando diagnosticado com algum problema renal, fazer o tratamento corretamente para retardar ou interromper a progressão da doença e impedir o desenvolvimento de outras condições graves, como a necessidade da realização de diálise ou transplante renal” enfatizou o deputado.

A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que têm histórico familiar de renal ou cardiovascular. 

“Como médico quero ressaltar a importância de realizar exames de rotina pelo menos uma vez por ano, a disfunção renal pode ser identificada por meio de dois exames: um de análise da urina e outro de sangue, o primeiro identifica a presença de uma proteína (albumina) na urina, e o exame de sangue verifica a presença de outra, a creatinina” explicou o parlamentar.

Durante todo o dia, o deputado realiza a entrega de materiais com informações sobre os principais cuidados em relação à saúde dos rins. “Em nome dos meus colegas nefrologistas, quero parabenizar todos os profissionais da saúde que se dedicam a causa, pois a conscientização é fundamental para que a população tenha mais conhecimento sobre o assunto e busque ter uma melhor qualidade de vida, bebendo mais água, diminuindo o consumo de sal nos alimentos, praticando atividades físicas regularmente, não fumando, mantendo um peso adequado e principalmente procurando um médico especialista para saber mais sobre a saúde dos rins” finalizou o deputado Dr. João. 


Gabinete do deputado Dr. João de Matos

Telefone: (65) 3313-6610