Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de junho de 2023 10h10


EMPREGO E RENDA

Dr. João indica implantação de Porto Seco em Tangará da Serra

A região concentra municípios que estão entre os 25 com maior valor de produção agrícola do país.

WESLEY SANTIAGO SILVEIRA / Gabinete do deputado Dr. João de Matos



Foto: Marcos Lopes

Através da Indicação nº 2861/2023, o deputado estadual Dr. João (MDB) destacou a necessidade de implantação de um Porto Seco em Tangará da Serra. O objetivo é acelerar o desenvolvimento econômico da região, que possui diversas cidades pujantes do agronegócio.

“Tangará da Serra é um grande polo da região Oeste de Mato Grosso e está em uma posição estratégica para a implantação de um Porto Seco. Além de beneficiar a cidade, a instalação também seria vantajosa para outros municípios produtores, como Campo Novo dos Parecis e Sapezal”, destacou Dr. João.

Essa região concentra municípios que estão entre os 25 com maior valor de produção agrícola do país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Diamantino, Campos de Júlio e Brasnorte estão próximos a Tangará da Serra e são grandes produtores agrícolas.

Tangará da Serra também apresenta um crescimento econômico significativo, com um Produto Interno Bruto (PIB) que aumentou 19,14% de 2019 para 2020. Ranking de Competitividade dos Municípios no Brasil coloca a cidade em 187º lugar de uma lista de 415 municípios. Considerando apenas o Centro-Oeste, ela é a 12ª.

Conforme o deputado, a instalação de um porto seco trará diversas vantagens para a região e o estado. As empresas poderão armazenar cargas em processo de trânsito aduaneiro; ter pesagem de contêineres e cargas; desembaraço aduaneiro das mercadorias importadas; conferência e contagem das mercadorias; desova de contêineres e armazenagem de produtos para posterior expedição; entre outros.

Porto Seco - Também conhecido como Estação Aduaneira do Interior ou Dry Port, é uma área da alfândega localizada próxima a uma zona secundária, onde há volumes intensos de cargas. O objetivo principal dele é facilitar o desembaraço aduaneiro e agilizar o processo logístico de importação e exportação de mercadorias.

Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 63 portos secos distribuídos nas principais cidades produtoras e consumidoras do país. No entanto, o Estado de Mato Grosso, que é líder na produção de soja, milho, algodão e bovinos, possui apenas um.

Mato Grosso tem se destacado cada vez mais na produção agrícola nacional. Nos últimos quatro anos, o Estado apresentou um crescimento de 69% no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP). Em 2021, fechou com um VBP de R$ 193 bilhões, detendo mais de 17% da produção agrícola do país.

Além disso, o estado é o quarto maior exportador do Brasil, com as exportações crescendo 76,9% em relação ao mesmo período em 2021. A safra recorde de soja em Mato Grosso colocaria o estado como o terceiro maior produtor mundial do grão se fosse um país.

A indicação foi direcionada ao superintendente regional da Receita Federal do Brasil, Antônio Henrique Lindemberg; governador Mauro Mendes (União); secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; bancada Federal de Mato Grosso; prefeito Municipal de Tangará da Serra, Vander Masson (União) e ao presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, Romer Japonês (PV).


Gabinete do deputado Dr. João de Matos

Telefone: (65) 3313-6610