Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019 10h39


SAÚDE

Frente Parlamentar da Saúde é criada na Assembleia

Frente foi proposta pelo deputado Dr. João de Matos. Nomes que comporão a Frente serão apresentados nessa quinta-feira (28)

ERICKSEN VITAL / Assessoria de Gabinete



Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta terça-feira (26) a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde proposta de autoria do deputado estadual Dr. João de Matos (MDB). A frente terá papel fundamental na atual legislatura, que, pela primeira vez na história, conta com cinco médicos eleitos e diversos deputados ligados à área da saúde. 

O deputado Dr. João explicou que na próxima sessão de quinta-feira (28) serão apresentados os nomes que irão compor a Frente Parlamentar, que buscará melhorar os serviços de saúde pública no estado. Com isso, a frente poderá ser instalada e dar início ao trabalho que deverá ser marcado por uma forte atuação municipalista, uma vez que a ideia é ouvir as demandas da população e conferir de perto a situação dos hospitais do Estado.

“Vamos percorrer os municípios mato-grossenses para fazermos um ‘raio-x da saúde’, discutindo com a população propostas para melhoria imediata dos hospitais e unidades de atendimento. Será uma iniciativa inédita tornar os deputados da Assembleia mais presentes nos municípios, debatendo o que é melhor para população. A saúde precisa sair da UTI”, afirmou o deputado. 

Segundo o deputado Dr. João, melhorar a saúde pública é um dos principais desafios de Mato Grosso, um estado de dimensões continentais, mas que ainda presta um serviço emergencial de “ambulância terapia”, nome popular dado para o transporte de pacientes – muitos em estado grave - por rodovias esburacadas, com poucas condições de trafegabilidade. 

Para o deputado, uma solução para o caos da saúde é realizar a descentralização do atendimento de saúde, reduzindo a necessidade de o paciente ir e vir para a capital.


Gabinete do deputado Dr. João de Matos

Telefone: (65) 3313-6610