Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 19 de setembro de 2023 08h54


SAÚDE PÚBLICA

Audiência pública debate dor crônica, fibromialgia e artrite reumática nesta terça-feira

Deputado e médico Lúdio Cabral destaca necessidade de atendimento multidisciplinar

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



A assistência às pessoas com dor crônica vai ser tema de audiência pública nesta terça-feira (19), a partir das 8h, na Sala de Comissões, na Assembleia Legislativa. O debate, realizado pela Comissão de Saúde, vai discutir a situação do atendimento na saúde pública em Mato Grosso às pessoas com fibromialgia, artrites reumáticas e dores neuropáticas em geral que causam dor crônica. O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), informou que a comissão vai definir encaminhamentos a partir das demandas levadas pelos pacientes.

“A grande questão é que o sistema de saúde tem dificuldade de compreender que existe essa demanda da população. Grande parte dos quadros de dor crônica são resultado desse modo de vida maluco que a população vivencia. São muitos problemas de saúde mental, muita ansiedade, depressão, uma carga elevada de estresse no trabalho. Isso gera repercussão no corpo, como esses quadros de dor crônica. E o sistema de saúde não está preparado para acolher as pessoas nessa situação e atender de forma adequada”, disse Lúdio, que é médico sanitarista.

Lúdio destacou a necessidade de atendimento multidisciplinar para atender esses pacientes, desde a atenção básica, nos postos de saúde, até a atenção hospitalar. “Geralmente essas pessoas convivem diariamente com múltiplas dores pelo corpo e exaustão, fadiga, sono excessivo, dores de cabeça e distúrbios do humor, como depressão e ansiedade. Isso compromete a vida social e o trabalho. Geralmente o diagnóstico demora, e há dificuldade de acesso aos tratamentos. É preciso atenção integral: além do médico, do enfermeiro, do profissional de educação física, precisa do fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, e em algumas situações precisa do especialista que é o reumatologista, neurologista, psiquiatra”, citou.

Na audiência, estão previstas palestras da médica reumatologista Dalianna Souto sobre o tema Assistência Ambulatorial às Pessoas com Doenças Reumáticas no Hospital Geral e da presidente da Associação Mato-grossense de Fibromiálgicos (AFIBROMT-DL), Carmem Miranda Sousa, sobre Situação dos Pacientes com Fibromialgia em Mato Grosso.

Convocação da interventora

Também na terça, a partir das 10h, está prevista a reunião de convocação da interventora da Saúde em Cuiabá, Danielle Carmona, e do controlador-geral do município de Cuiabá, Hélio Santos Souza, para tratar das denúncias feitas pela gestão municipal.


Gabinete do deputado Lúdio Cabral