Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de setembro de 2023 17h50


SAÚDE PÚBLICA

Audiência pública debate tratamento de hemodiálise e assistência a pacientes renais em MT

Lúdio Cabral destaca necessidade de descentralizar serviços e melhorar financiamento do tratamento

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza, na terça-feira (5), a partir das 8h, uma audiência pública para debater a “Assistência ao paciente renal crônico e oferta da Terapia Renal Substitutiva”. O médico sanitarista e presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Lúdio Cabral (PT), destacou a necessidade de descentralizar os serviços, para que a população do interior do estado tenha acesso a tratamento de hemodiálise mais próximo de onde moram.

“Em Mato Grosso, mais de 3 mil pessoas dependem de hemodiálise, que é feita em apenas oito municípios. A hemodiálise é feita três vezes por semana. Existem pessoas que passam a semana inteira ou fazendo hemodiálise ou na estrada para fazer hemodiálise. Esse atendimento precisa ser descentralizado para melhorar o acesso da população. Existem também problemas no financiamento do tratamento, que é totalmente custeado pelo governo federal. O estado e os municípios deveriam contribuir no financiamento”, disse Lúdio.

Esses problemas já foram debatidos em reunião da Comissão de Saúde com os prestadores de serviço e pacientes, em março. A audiência pública deve propor formas de descentralizar e oferta de hemodiálise e buscar soluções para melhorar o financiamento dos serviços, além de debater o acesso a transplante renal, melhorar o acompanhamento ambulatorial e o acesso aos medicamentos dos pacientes transplantados. Além do tratamento, a audiência deve debater também ações de promoção à saúde para prevenir a hipertensão e diabetes, que são causas da doença renal crônica, e organizar a rede de atenção primária para diagnóstico precoce das pessoas com comprometimento renal.

Estão previstas palestras da secretária-adjunta de Regulação, Fabiana Cristina Da Silva Bardi, com o tema “Panorama geral sobre os serviços de terapia renal substitutiva e o número de pacientes atendidos em sessões de hemodiálise no Estado”; da secretária-adjunta de Saúde de Rondonópolis, Magda Soares Aires Braga, com o tema “Estudo sobre o custo atual dos serviços de hemodiálise em serviço público sob gestão municipal”; e do consultor em Saúde Fábio Lago, com o tema “Análise sobre o financiamento federal e o custo médio de serviços de hemodiálise no estado de Mato Grosso”.

 

Serviço:

Audiência pública: Assistência ao paciente renal crônico e Terapia Renal Substitutiva

Data: 5/9/23 (terça-feira)

Horário: 8 horas

Local: Sala de Comissões ALMT

Transmissão: www.youtube.com/LudioMT


Gabinete do deputado Lúdio Cabral