Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de agosto de 2023 09h32


SUGESTÃO DE PAUTA

Audiências públicas em Sorriso, Sinop, Colíder e Alta Floresta debatem situação de hospitais regionais

Comissão de Saúde realiza debates sobre assistência hospitalar nas câmaras dos quatro municípios na quinta e sexta-feira

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realiza audiências públicas para debater a situação da assistência hospitalar e dos hospitais regionais em Sorriso, Sinop, Colíder e Alta Floresta, na quinta e na sexta-feira (17 e 18). Todas as audiências vão ser nas Câmaras Municipais e devem ter a participação da população atendida pela saúde pública, profissionais de saúde, gestores, vereadores e autoridades locais. Elas serão transmitidas ao vivo no canal www.youtube.com/LudioMT e nas redes sociais de cada câmara.

Na quinta-feira (17), a partir das 9h, começa a audiência em Sorriso, e a partir das 16h, em Sinop. Na sexta-feira (18), a partir das 9h, tem início o debate em Colíder, e às 18h, a audiência em Alta Floresta. Os quatro hospitais regionais desses municípios foram vistoriados por equipe técnica da Comissão de Saúde e os relatórios vão ser apresentados nas audiências pelo engenheiro civil Victor Hugo Martins Bernardes, que avaliou a situação da estrutura das unidades.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma), Carmem Machado, deve apresentar também relatório sobre a situação dos servidores públicos e trabalhadores de cada hospital, e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Lígia Cristiane Arfeli, o relatório das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem em cada unidade.

“A Comissão de Saúde está vistoriando todas as unidades de saúde estaduais para verificar a situação de cada uma e encontrou muita precariedade na estrutura dos hospitais regionais. Nesta semana, vamos realizar audiências públicas para debater a situação de saúde da população do norte de Mato Grosso, e buscar soluções para os problemas e as dificuldades de atendimento de todos os hospitais regionais da região”, disse o presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Médico sanitarista, Lúdio explicou que o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso precisa ser descentralizado e regionalizado para facilitar o acesso da população à saúde pública. “Mato Grosso é um estado com dimensões continentais e baixa densidade populacional, e com desafios muito grandes na estruturação da rede de saúde. As pessoas precisam ser atendidas próximo de onde moram. Por isso os hospitais regionais são tão importantes na organização da rede de atendimento”, afirmou.

Lúdio vistoriou todos esses hospitais regionais em 2021 e requereu diversas medidas ao governo estadual para melhorar as condições de atendimento à população na região. O médico cobrou medidas para melhorar a estrutura física dos hospitais, as condições de trabalho, a quantidade de profissionais de saúde e o atendimento aos pacientes.

As audiências públicas vão escutar as demandas regionais, discutir os problemas de acesso à rede hospitalar e ambulatorial da região, os entraves no processo de regulação dos serviços de saúde e construir, em conjunto com a população, propostas de melhorias dos serviços da rede hospitalar e ambulatorial com foco da descentralização dos serviços de saúde e da estruturação da rede de atenção à saúde de forma regionalizada.  

 

Serviço:

Audiências públicas da Comissão de Saúde – Hospitais regionais e assistência hospitalar

Local: Câmaras Municipais

 

17/8/23

9h – Sorriso

16h – Sinop

 

18/8/23

9h – Colíder

18h – Alta Floresta 


Gabinete do deputado Lúdio Cabral