Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 16 de julho de 2015 18h30


Deputado articula reunião do sindicato dos CFCs com Detran

Segundo o parlamentar, por serem assuntos de relevância coletiva, ele organizou o encontro para solucionar questões pertinentes

LIS RAMALHO / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Doutor Leonardo (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Para auxiliar na demanda dos Centros de Formação de Condutores (CFC), o deputado estadual Doutor Leonardo  Albuquerque (PDT) articulou uma reunião do sindicato da categoria com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas. A classe fez algumas solicitações e também propôs sugestões ao chefe do órgão; como por exemplo, a emissão da segunda via do Renach.

Segundo o presidente do sindicato, Djalma Nogueira de Souza, muitas vezes as autoescolas tentam emitir a primeira via do Renach e o sistema sai do ar, fazendo com que o usuário tenha que se deslocar até a sede do Detran para retirar a segunda via.

“Isso dificulta a vida do cidadão que tem se deslocar até o órgão; isso demanda tempo e dinheiro, pois no interior do estado, por exemplo, tem municípios que ficam a quilômetros de distância da sede de alguma Ciretran”, informou.

Outro pedido é a descentralização da banca examinadora de teste teórico e prático, ou seja, os funcionários das Ciretrans de cada cidade serão capacitados, para realizar este tipo de procedimento, aumentado assim, o número de provas no interior.

“Acontece que todo o ano o Estado alega a falta de recurso para mandar a banca examinadora aos municípios do interior, e por conta disso fica suspenso o agendamento dos testes por um período, que chega a durar meses. Isso prejudica as autoescolas e principalmente o cidadão. Descentralizar a banca, é uma forma de dar agilidade e facilitar o processo”, explicou Djalma, informando que o presidente do Detran garantiu que até final deste ano a medida passará a funcionar.

O sindicato é a favor da fiscalização rotineira que o órgão está realizando, contudo, solicita que se cumpra o prazo mínimo para a regularização quando houver alguma irregularidade, conforme as resoluções COTRAN nº 168 e 358, que prevê a notificação antes da suspensão e bloqueio dos serviços da autoescola.

O deputado Leonardo destacou que por serem assuntos de relevância coletiva, ele como parlamentar, defensor dos interesses da população, organizou a reunião para resolver essas questões pertinentes.

“O sindicato está defendendo os interesses da categoria, mas principalmente daqueles que usam dos serviços das autoescolas. Quando fui procurado pelo Djalma para promover esse encontro, logo vi que a causa era justa. A reunião entre Detran e sindicato foi satisfatória, uma vez que o presidente Rogers sinalizou positivamente para os assuntos e se colocou a disposição da classe”, salientou doutor Leonardo.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens