Segunda-feira, 6 de julho de 2015 09h22

Deputado garante investimento na saúde para Rondonópolis

Ainda em 2015 serão inauguradas mais leitos de UTI, sendo que as crianças serão as principais beneficiadas

RAFAELA SOUZA / ASSESSORIA DE GABINETE

Audiência Pública - Para Debater a Saúde Pública na cidade de Rondonópolis (Foto: Angelo Varela/ALMT)

Seis novos leitos de UTI Neonatal, oito leitos de UTI pediátrica e o estudo de implantação de um Centro de Imagem e de um Centro de Diagnóstico de Prevenção do Câncer foram as garantias conquistadas pelo deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD) na audiência pública da Saúde, realizada em Rondonópolis, nesta quinta-feira (2). O evento que contou com a presença do secretário de saúde do Estado, Marco Bertúlio, teve vários avanços apresentados para a sociedade, que deve ver os primeiros resultados ainda em setembro.

Segundo o deputado Zé Carlos do Pátio, foi firmado que nos próximos meses Rondonópolis e os municípios vizinhos terão aumento gradativo nos recursos da saúde básica, e ainda destacou que as filas de cirurgias eletivas serão analisadas pelo secretário de saúde Marco Bertúlio, para que as pessoas deixem de esperar mais de ano.

“Nós vamos hoje aumentar para 16 os leitos de UTI neonatal e oito leitos de UTI infantil que eram uma luta do doutor Ari Madeira. O secretário ainda fez o compromisso de trazer um Centro de Imagem para Rondonópolis, ou construir um espaço aqui. Eu, particularmente, defendo construir um espaço próprio. Têm também as cirurgias de alto custo, que o secretário afirmou que vai analisar com carinho, por isso, posso dizer que a pauta foi muito positiva”, destacou Pátio.

O secretário de saúde, Marco Bertúlio, ouviu todas as demandas cobradas pela população rondonopolitana que participou da audiência, e lembrou na sua fala que, no primeiro semestre de gestão, repassou para os municípios débitos de outros governos, e que só Rondonópolis recebeu o montante de R$ 8 milhões. E agora poderá analisar melhor cada pedido e garantiu que este ano resultados já serão apresentados, como foi a entrega dos 10 leitos de UTI adulto no mês de junho.

“Não tenham a ilusão que vamos resolver todos os problemas, porém vamos buscar melhorar as coisas. Mas para isso precisamos da parceria de todas as entidades interessadas e por parte do governo estamos trabalhando pela economia do dinheiro público para que seja investido na saúde. Entre os pedidos, temos o Centro de Imagem que vamos esperar que o consórcio realize um estudo e nos apresente qual a demanda da região e de que forma poderemos atender”, explicou Bertúlio.

Para o mês de setembro a UTI Neonatal já devem ser entregue, já no caso da UTI infantil vai depender da escolha entre a Santa Casa e o Hospital Regional para que as obras deem inicio.

Centro de Prevenção de Câncer - A agenda da comitiva se estendeu ainda para a manhã desta sexta-feira (3). O deputado Zé Carlos do Pátio (SD) e o secretário Marco Bertúlio se reuniram com representantes regionais do Hospital do Câncer de Barretos, que apresentaram os problemas enfrentados pelos pacientes que precisam se deslocar de Rondonópolis para Barretos para fazer exames preventivos oncológicos.

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio para Pacientes com Câncer de Rondonópolis, Valdir Corrêa, na última visita do ônibus do hospital de Barretos, de 34 pacientes, 11 apresentaram problemas na próstata e precisaram iniciar o tratamento fora do Estado.

Para os pacientes que participaram do encontro, muitas vezes se trata de exames simples, mas que é necessário gastar com o transporte para não perder o tratamento. Então, a vinda de um Centro de Diagnóstico de Prevenção do Câncer ligado ao Hospital de Barretos reduziriam significativamente os casos mais graves.

Segundo Pátio, uma conversa já foi realizada com o governador Pedro Taques, que pediu para agendar uma audiência com diretores do Hospital do Câncer de Barretos. O objetivo é buscar uma forma de amenizar os problemas de deslocamento dos pacientes.

Já o secretário de saúde, Marco Bertúlio, se colocou a disposição para conhecer toda estrutura de Barretos para poder trazer uma solução não só para Rondonópolis, como para Mato Grosso. Mas afirmou que será preciso analisar com muito cuidado essas questões, pois não há espaço para correr o risco de investir nenhum real no lugar errado.

Gabinete do deputado José Carlos Junqueira de Araújo