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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de julho de 2015 18h03


Deputado Leonardo requer pavimentação e restauração de rodovias

A ausência de um programa de manutenção e de recuperação periódica das rodovias resultou na degradação quase absoluta das MTs

LIS RAMALHO / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Dr. Leonardo (Foto: Felipe Malvezzi)

O deputado estadual Doutor Leonardo (PDT) requereu, através de indicação, a restauração e pavimentação asfáltica da MT 249, trecho entre Nova Mutum a São José do Rio Claro e MT 175, trecho entre Reserva do Cabaçal, Araputanga e São José dos Quatro Marcos, além da recuperação das pontes na região.

A MT 249 é uma das principais rodovias que serve para o escoamento da safra de grãos do estado. Atualmente ela se encontra em péssimas condições, apresentando buracos, além de ausência de sinalização, causando prejuízos e reclamação de muitos caminhoneiros e demais motoristas.

Doutor Leonardo salientou que, por conta da ausência de um programa de manutenção e de recuperação periódica das rodovias, a consequência é a degradação quase que absoluta, tanto pelo movimento de tráfego, quanto pela própria ação erosiva da natureza.

“Essa ausência tem impedido a trafegabilidade no local, interferindo na vida da população que tem encontrado dificuldades para se locomover, bem como no crescimento econômico da região, ante os prejuízos incalculáveis suportados pelos produtores, industriários e comerciantes”, ressaltou.

 A precariedade é tamanha que alguns trechos que eram percorridos em menos de uma hora, tem levado mais de duas para serem concluídos. “Em razão do início do período da colheita da safra de milho/2015, torna-se urgente a recuperação dessa rodovia”, destacou.

Outra indicação pede a conclusão da obra de pavimentação asfáltica da MT 388, no trecho que liga Campos de Júlio a Nova Lacerda. O deputado Leonardo explicou que os municípios dessa região, há anos clamam por auxílio do governo estadual com infraestrutura das estradas para escoamento da produção.

Atrás de uma solução, os produtores se uniram e fizeram uma parceria com o governo. A parte que competia a eles já foi executada, restando agora a do Estado. “A demora na execução da obra, além de dificultar a trafegabilidade daquela rodovia, tem gerado uma série de prejuízos, como o atraso e o encarecimento dos produtos e da prestação de serviços”.

Vale destacar que o transporte de mercadorias no país é excessivamente concentrado no modal rodoviário, correspondendo a 60% do total de cargas movimentadas. Contudo, 74% das rodovias utilizadas para o escoamento da produção são de péssima qualidade. A região de Mato Grosso convive com essa realidade de perto e sofre com a falta de alternativas próximas de escoamento de seus produtos.

USINAS MÓVEIS DE ASFALTO - Em razão da precária situação das vias públicas, cumulada com o fato dos municípios, mesmo em posse dos recursos oriundos do rateio do Fundo Estadual de Transporte a Habitação (FETHAB), não poderem arcar por si com tamanho ônus, o deputado Leonardo requereu a aquisição das chamadas usinas móveis de asfalto e lama asfáltica. Também conhecido como caminhão asfáltico, o intuito é dar suporte aos Consórcios Municipais, que receberão como doação os devidos caminhões.

“Por conta da limitação financeira do erário estadual e do relevante número de cidades mato-grossenses, penso ser oportuno que os referidos bens sejam destinados aos consórcios que, embora não sejam muitos, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento local e regional”.

 

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