Sexta-feira, 3 de julho de 2015 14h37

ELOGIOS

Deputado Wancley defende novos investimentos na área de segurança

O parlamentar comemorou o anúncio dos 2.600 novos profissionais da segurança pública que estarão nas ruas ainda este ano

EDUARDO CARDOSO / ASSESSORIA DE GABINETE

Deputado Wancley (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A segurança pública foi amplamente debatida durante as sessões ordinárias dessa semana, na Assembleia Legislativa. O deputado Wancley Carvalho (PV) contribuiu com as discussões e elogiou a ação do governo do estado de colocar nas ruas 2.600 novos policiais militares e civis, além de soldados do Corpo de Bombeiros, em 2015.

Na terça-feira (30.6), foram apresentados à população 1.062 profissionais da segurança pública aprovados no último concurso público realizado em 2014. Ainda este ano, outros 1.500 novos profissionais, inclusive todo o cadastro de reserva da Polícia Civil, serão convocados.

Na tribuna, Wancley destacou a importância de critérios técnicos para distribuição destes profissionais nos 141 municípios. "Mato Grosso tem dimensões continentais e o governo tomou atitude responsável de tratar todos iguais. A segurança pública de qualidade depende de vários fatores, e de ações integradas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Tribunal de Justiça, agentes prisionais, homens na fronteira e inquérito policial de qualidade" explicou.

Oriundo da cidade de Pontes e Lacerda, região de fronteira com a Bolívia, o parlamentar destacou o importante trabalho que hoje é realizado pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a partir da posse do novo governador.

Segundo Wancley, durante o ano de 2014, ocasião em que visitou os municípios em campanha eleitoral, ele e sua equipe nunca foram abordados pelos homens que faziam a segurança na fronteira. "Continuo em visitas constantes na região e agora, diferente do passado, o trabalho saiu do papel, e toda vez que passo por lá sou abordado pelo Gefron. Isso mostra a nova postura e filosofia adotadas pelo governo e os investimentos na área de segurança", salientou o deputado.

Ainda no discurso, o deputado Wancley lembrou a prática constante do aliciamento de menores para o tráfico de drogas  na região de fronteira, e dos diversos veículos roubados ou furtados nas grandes cidades, que são levados para a Bolívia.

"Hoje, muitas cidades da região oeste não possuem sequer um policial na delegacia. Agora, o compromisso de Pedro Taques é manter pelo menos cinco policias em cada uma. O governador não está pensando em duas ou três cidades, ele não é prefeito de nenhum município. Estou acompanhado os bastidores da segurança pública do estado e reconheço o brilhante trabalho que está sendo realizado", finalizou o deputado.

Reforço - Durante a solenidade de apresentação do mais de mil homens, foi anunciada a nomeação de dez candidatos para o cargo de perito criminal e quatro para médico legista, além da abertura de concurso público para o preenchimento de 100 vagas de papiloscopista e 60 de técnicos em necropsia.

Os quadros da Polícia Judiciária Civil receberão o reforço de 413 candidatos classificados para escrivão e investigador de polícia no último concurso. Também foi anunciado a abertura de concurso público para a contratação de 130 novos delegados de polícia para o estado.

Associadas