Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 14h32


SOLENIDADE

Deputado Wancley destaca união de MT e MS nas comemorações dos 180 anos

Deputado Wancley Carvalho coordena o evento comemorativo que conta com a presença de representantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

EDUARDO CARDOSO / ALMT



Sessão solene-comemoração aos 180 anos da ALMT (Foto: Ronaldo Mazza-ALMT)

Deputados e governadores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia celebraram os 180 anos de instalação do Parlamento mato-grossense, nesta quarta (12/08), em Cuiabá.

Antes da sessão solene e das homenagens concedidas aos deputados da atual legislatura e aos ex-parlamentares, foi instalada a exposição temática que conta por meio de imagens e documentos a evolução dos quase dois séculos de história do parlamento mato-grossense.

O deputado Wancley Carvalho (PV), coordenador do evento, inaugurou ao lado dos governadores de Mato Grosso, Pedro Taques (sem partido), e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PMDB); e dos presidentes das Assembleias Legislativas, de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB), e Junior Mochi (PMDB), de Mato Grosso do Sul, o Memorial do Parlamento. O ato também foi acompanhado por cerca de 100 autoridades presentes.

Também participaram da sessão especial, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, deputados estaduais de Mato Grosso, oito deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, o deputado de Rondônia, Ribamar Araújo (PT) para celebrar o momento em que o estado também fazia parte de Mato Grosso, além de ex-parlamentares de ambos os estados que foram homenageados.

Durante a solenidade, Wancley fez referência ao momento histórico que esta data representa. "Após a divisão em 1979,  esta é a primeira vez que as duas Assembleias se reencontram. A história nos ensina compreender o presente, e planejar o futuro", pontuou o parlamentar que nasceu em Mato do Sul, e mudou para Mato Grosso ainda criança.

No Teatro Zulmira Canavarros, durante sessão solene, foi lançado o selo comemorativo dos 180 anos. Em seguida, foram outorgadas as Comendas Filinto Müller (aos presidentes das Assembleias Legislativas de MT e MS e aos governadores dos dois estados) e Comenda Memória do Legislativo, aos atuais deputados de MT e MS. Os homenageados também receberam troféus comemorativos.

Durante discurso, o presidente da ALMS, deputado Júnior Mochi, destacou o espólio recebido com a divisão do estado. "Mais que histórias, incorporamos bens materiais e humano: servidores e deputados. Somos caçula, e nosso irmão mais velho entregou muitas experiência e ensinamentos".

Para Wancley Carvalho, a homenagem é um termo significativo para os deputados das duas conjunturas, principalmente, segundo ele, pela história que representa para o país. “Estamos  passando por uma ocasião de extrema importância dentro do contexto histórico do parlamento estadual. Essa comemoração vai ficar para sempre na memória mato-grossense”, disse ele.

Na mesma sessão foram lançados dois livros. O primeiro que conta a história do Parlamento mato-grossense, a partir das suas sedes. Já a segunda publicação reúne os discursos dos presidentes da AL e dos governadores, entre 1979 a 2015. Ambos foram organizadas pelo Instituto Memória do Poder Legislativo.

A sessão foi encerrada ao som da viola de cocho de Habel dy Anjos, que executou os hinos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Programação - Às 16h, será realizado encontro dos Parlamentares da ALMT, ALMS e ALRO, na Sala das Comissões, da AL. Às 17h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, serão realizadas diversas apresentações culturais, entre elas, a exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa, no foyer do Teatro do Cerrado, tendo como curador o Instituto Memória.

No mesmo espaço, dando sequência à programação, com direção e roteiro de Luis Carlos Ribeiro,

será apresentada a peça teatral: Manoel – Leite e Barro Pantaneiro.   


Gabinete do Deputado Wancley Carvalho

Telefone: (65) 3313-6795


Associadas


Imagens