Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 18 de janeiro de 2024 07h00


CAPACITAÇÃO

Estão abertas inscrições para cursos gratuitos da Escola do Legislativo

São ofertados ao público geral um total de 24 cursos gratuitos, sendo 14 na modalidade presencial e 10 a distância

RENATA NEVES / Escola do Legislativo



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Escola do Legislativo, está ofertando 24 cursos gratuitos ao público em geral, nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD).

Na modalidade presencial, são ofertados atualmente 14 cursos. O prazo para se matricular nestes cursos se encerra no final do mês de fevereiro, com exceção dos cursos de Inglês e Francês para Viagem, cujo prazo se encerra no dia 2 de março.

Todos os cursos presenciais fornecem certificados, aceitos para progressão funcional de servidores públicos e contagem de horas de atividades complementares de acadêmicos.

Confira os cursos presenciais gratuitos ofertados pela ALMT em 2024:

- Espanhol Intermediário

- Espanhol para Viagem 

- Clube de Leitura em Espanhol 

- Inglês para Viagem 

- Inglês Completo – Nível Básico I 

- Inglês Completo – Nível Básico III 

- Francês - Nível Básico I 

- Francês para Viagem (Français Pour Les Voyages)

- Teatro Pedagógico: Assuma seu Palco

- Gramática da Língua Portuguesa II 

- Português: Sintaxe I 

- Português: Ortografia 

- Formação em Constelação Familiar - carga horária de 260h

- Constelação Familiar na Prática

EaD - Além dos cursos presenciais, a Escola do Legislativo também oferta cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Atualmente estão disponíveis as seguintes opções no site da ALMT: Novo Acordo Ortográfico Vigente, Língua Portuguesa - Não erre mais, Redação Oficial, Aprenda Word, Informática para Iniciantes, Inglês para Motorista de Aplicativo, Inglês para Viagem, Guia para Artigos Definidos e Indefinidos em Inglês (A Guide to Definite and Indefinite Articles), Espanhol para Viagem e Espanhol para Curiosos.

Os cursos EaD também fornecem certificados, aceitos para progressão funcional de servidores públicos e contagem de horas de atividades complementares de acadêmicos.

Segundo a gerente pedagógica da Escola do Legislativo, Bianca de Carvalho, novos cursos gratuitos deverão ser disponibilizados ainda neste semestre. 

“Os cursos ainda estão em fase de elaboração, mas já podemos adiantar que teremos cursos de oratória e também voltados para públicos específicos, como idosos que querem aprender a usar as redes sociais e aplicativos, e mulheres que vivem a maternidade, com o objetivo de orientá-las sobre como passar tempo de qualidade com seus filhos, por meio da realização de atividades lúdicas”, disse.

Matrículas e informações - As matrículas podem ser feitas pelo site da ALMT, clicando no menu “Institucional”, depois em “Escola do Legislativo” e selecionando a modalidade e o curso pretendidos. Podem ser efetuadas ainda pelo telefone (65) 3313-6931 ou comparecendo presencialmente à Escola do Legislativo, localizada no prédio da Assembleia Legislativa.

Dúvidas e solicitação de informações também podem ser enviadas pelo WhatsApp. O canal de atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo número (65) 98134-2231.

Pós-graduação – Além dos cursos gratuitos, a Escola do Legislativo oferta ainda quatro pós-graduações na modalidade híbrida: Direito Público, Assessoria Parlamentar e Gestão dos Serviços de Assistência Social, e MBA em Gestão de Pessoas. O prazo para matrícula se encerra no dia 30 de janeiro para a pós em Assessoria Parlamentar, e no dia 31 para as demais.

Os cursos de pós-graduação e MBA são oferecidos pela Escola do Legislativo em parceria com instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A pós-graduação em Direito Público possui carga horária de 360 horas e conta com 12 módulos, sendo seis ministrados na modalidade presencial e seis em EaD. As aulas serão mensais e realizadas às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 19h. O curso já está em andamento, mas os interessados ainda podem se inscrever até esta sexta-feira (19/1).

A pós-graduação em Assessoria Parlamentar tem carga horária de 400 horas e conta com 12 módulos. As aulas são mensais e a previsão de conclusão do curso é de seis meses.

A pós-graduação em Gestão dos Serviços de Assistência Social possui carga horária de 400 horas e conta com 13 módulos. O curso será ofertado tanto na modalidade presencial quanto em Ensino a Distância (EaD).

Já o MBA em Gestão de Pessoas tem carga horária de 400 horas e é composta por 12 módulos. As aulas também serão mensais e acontecerão às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 19h. O curso será ofertado na modalidade híbrida, sendo 50% dos módulos presenciais nas salas da Escola do Legislativo da ALMT e 50% EaD.

 


Escola do Legislativo

Telefone: (65) 3313-6319