Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 31 de julho de 2014 10h45


ENCONTRA-SE PARA VOTAçãO NA CASA DE LEIS O PROJETO DE LEI 150/2014, DE AUTORIA DA DEPUTADA TETé BEZERRA (PMDB), QUE INSTITUI O DIA DO POVO PARAGUAIO, QUE SERá LEMBRADO NO DIA 14 DE MAIO DE CADA ANO.

Mato Grosso terá dia do Povo Paraguaio

Iniciativa da deputada Teté Bezerra que apresentou no Plenário a proposta que reconhece os feitos do povo paraguaio no século XVII

MARICELLE LIMA VIEIRA / ASSESSORIA DE GABINETE



 

Ronaldo Mazza-ALMT
Deputada Teté Bezerra-PMDB

Encontra-se para votação na Casa de Leis o projeto de Lei 150/2014, de autoria da deputada Teté Bezerra (PMDB), que institui o Dia do Povo Paraguaio, que será lembrado no dia 14 de maio de cada ano.

O projeto que passou pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, teve como relator o deputado Emanuel Pinheiro (PR) que apresentou parecer favorável ao projeto e já se encontra apto para apreciação desde 1º de julho.

 

A expectativa da deputada Teté Bezerra (PMDB) é que a pauta entre para votação este mês de agosto. “É um reconhecimento justo e necessário pela relação entre o Paraguai e Mato Grosso que remonta à ocupação da América Latina pelos colonizadores espanhóis e portugueses e esta encravado nos dias atuais em diferentes aspectos da história, cultura, musica, dança e na culinária de ambos os povos”, define a deputada.

Teté destaca que são vários fatores que contribuíram pela aproximação, dentre elas as ocupações indígenas que já viviam neste território como os Guatós, Paiaguás, Guaicurus, Terenas, Guanás e Guaranis. Outro fator foi o fim da Guerra da Tríplice Aliança, quando houve a migração de paraguaios para o Brasil. A ligação talvez mais significativa seja o Rio Paraguai que nasce em Mato Grosso, no município de Alto Paraguaia e usado com principal ligação entre Assunção (capital do Paraguai) e as outras regiões do Brasil.

A cônsul honorária do Paraguai, Ângela Maria Fernandez disse que vivem hoje no Estado cerca de 30 mil paraguaios natos, porém o número de descendentes é bem maior. Ela destacou ainda que nos dias 14 e 15 de maio de 1811, o Paraguai declarou sua independência da Espanha, graças às lutas comandadas por José Gaspar Rodriguez de Francia, mas desde a sua origem mantém fortes ligações históricas, culturais e econômicas com o Brasil, especificamente com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Com essa homenagem vamos fortalecer os laços que unem o Paraguai ao Brasil – mostrando a história, as tradições e a cultura do país vizinho em prol da integração dos povos latino-americanos”, disse Ângela.

 

Mais informações

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6387


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens