Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de julho de 2015 13h15


ASSEMBLEIA

Seminário dos 180 anos do Parlamento mostra como funciona o Legislativo

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA ASSEMBLEIA



Seminário 180 Anos de Parlamento (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

As comemorações dos 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso prosseguiu hoje (15), com um ciclo de palestras na Casa. Os servidores Ísis Catarina Brandão e Xisto Bueno falaram sobre a história do Parlamento mato-grossense e explicaram os trâmites de projetos de leis.

A primeira palestra foi sobre a “Evolução do Parlamento”, proferida por Ísis. A palestrante narrou a história, desde a criação dos selos alusivos, e apresentou os trabalhos desenvolvidos nas quatro sedes da Assembleia.

“Essa evolução se deu por meio das demandas dos projetos de leis e, atualmente, os deputados podem acompanhar todo esse crescimento com a internet”, apontou Ísis.

De acordo com a servidora do Instituto Memória, compreender o surgimento da instituição parlamentar e a sua importância na estrutura de utilização e organização do poder do Estado, é fundamental para o cidadão.

“Os objetivos de cada unidade definem o conjunto de conhecimentos que você deverá deter para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à sua formação”, afirmou Ísis.

Na sequência, o servidor Xisto Bueno, consultor legislativo, falou sobre as atividades legislativas. Com sua palestra, os participantes puderam conhecer também os serviços prestados por cada unidade administrativa que compõem a estrutura organizacional da Casa.

“Muitos servidores não têm conhecimento de como funcionam os setores. A Assembleia possui um Regimento Interno que precisa ser usado pelos servidores e pelos parlamentares”, exemplificou Xisto.

Ele falou sobre a legitimação do poder. Bueno apresentou uma planilha mostrando a divisão em três partes: Legal (estatuto), Tradicional (fé na santidade do ordenamento e dos poderes senhoriais) e Carismático (dedicação do senhor pelos dons naturais).

“O poder é a definição da medida do grau de controle que você tem sobre as circunstâncias em sua vida e as ações das pessoas ao seu redor”, revelou Xisto.

Para a assistente técnica-jurídica da Comissão de Constituição, Juristiça e Redação, Alana Machado, as palestras são importantes para os servidores ficarem em sintonia com o que está acontecendo na Casa.

“É fundamental que cada pessoa tenha conhecimento de como são feitos os trabalhos no dia a dia da Assembleia. Essas palestras mostram a abordagem dos serviços realizados no Poder Legislativo”, disse ela.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens