Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 16 de julho de 2015 11h22


DEFESA DA MULHER

Taborelli defende criação de secretaria de políticas para mulheres

O deputado também defende a realização de debates e reflexões sobre a real situação das mulheres na sociedade e a forma como as mulheres são tratadas pelo poder público

VANIA COSTA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Coronel Taborelli (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

A criação de políticas públicas efetivas voltadas aos direitos das mulheres foi defendida pelo deputado estadual Pery Taborelli (PV), durante sessão ordinária desta quarta-feira (15).

O legislador apresentou uma indicação ao governador Pedro Taques (PDT), apontando a necessidade da criação de uma Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Na justificativa do parlamentar, a propositura tem por objetivo a implementação da Secretaria Especial da Mulher no Estado, órgão da administração pública direta, com a finalidade de formular, articular, coordenar e fiscalizar as políticas voltadas à proteção e interesse da população feminina.

Taborelli defende também a realização de debates e reflexões sobre a real situação das mulheres na sociedade, bem como sobre a forma como as mulheres são tratadas pelo poder público.

Ele alerta para a importância da participação das mulheres nas atividades políticas. “Não adianta criar uma secretaria estadual destinada às mulheres se a mesma não tiver força política para programar políticas públicas, que atendam às necessidades. Precisamos de mulheres engajadas para cobrar estruturas que possam trabalhar a garantia de direitos e fazer um papel de articulação, mas para isso tem que existir uma vontade política do próprio mandatário”, argumentou.

Na oportunidade, o deputado anunciou a presença da presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul do Estado, Sandra Raquel Mendes. O parlamentar parabenizou a atuação na luta pelos direitos da mulher em Rondonópolis e região.

Sandra Raquel esteve oito anos a frente do Conselho da Mulher do município. “Desde 2008, trabalho para defender os direitos da população feminina. Nosso objetivo é chamar a atenção das mulheres mato-grossenses para a luta contra os preconceitos, assegurando-as condições de liberdade e igualdade de direitos, bem como sua participação nas atividades políticas, econômicos e culturais do estado”, ressaltou Sandra.

A presidente da Associação, em parceria com o deputado Taborelli, trava uma luta pela implantação da Secretaria de Políticas Públicas para mulheres no Estado.

Os deputados estaduais, Ondanir Bortolini – Nininho (PR), Wagner Ramos (PR), Zéca Viana (PDT), Wilson Santos (PSDB), Wancley Carvalho (PV), José Domingos (PSD), Romualdo Júnior (PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), Eduardo Botelho (PSB), Max Russi (PSB) e o presidente da Casa de Leis Guilherme Maluf (PSDB), apoiaram a iniciativa e se propuseram a contribuir no processo político pela criação da secretaria. 

Sandra Raquel aproveitou a presença na AL e visitou a Sala da Mulher. A presidente foi recebida pela chefe de gabinete Isaura Ribeiro.

Sandra disse que o objetivo da Associação é formalizar uma parceria com a Sala da Mulher, no intuito de realizar trabalhos sociais e promover mudanças efetivas. “Precisamos unir forças para criar ações que vão promover mudanças na vida das mulheres e suas famílias”, explanou Sandra.

Isaura Ribeiro disse que a Sala está à disposição da Associação, embora a instituição seja filantrópica, sem orçamento. “A Sala da Mulher esta de portas abertas para toda e qualquer ação de cunho social. Trabalhamos sem orçamento, apenas com doações e patrocínios”, explicou Isaura.

Para Sandra Raquel o estado tem um papel importante para mudar a vida das mulheres. “Nesse sentido queremos o apoio da Sala da Mulher, e dos deputados estaduais para levarmos ao governo os nossos anseios”.


Gabinete do deputado Perry Taborelli

Telefone: (65) 3313-6813


Associadas


Imagens