Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 20 de julho de 2015 17h49


BARRA DO GARÇAS

Taborelli propõe formação de frente parlamentar em prol do Araguaia

Durante estadia no município, o deputado se reuniu com autoridades municipais, polícias e bombeiros militares e comerciantes

VANIA COSTA / ALMT



Deputado Coronel Taborelli visita Barra do Garças (Foto: Joilson Silva/Assessoria de Gabinete)

O deputado estadual Pery Taborelli (PV), em operação “Força Tarefa” pelos municípios de Mato Grosso, esteve em Barra do Garças (508 km da capital), para debater crimes ambientais (poluição sonora), perturbação ao sossego público, segurança pública  e ainda ouvir autoridades e sociedade civil organizada sobre as dificuldades enfrentadas pelo município.

Na noite de quinta-feira (16), primeira parada em Barra do Garças, o deputado participou, na Câmara Municipal, de uma audiência pública requerida pelo deputado estadual Maxi Russi (PSB), sobre exploração do trabalho infantil e o modelo de transição escola-trabalho. Durante o evento, Taborelli sugeriu ao deputado Maxi Russi, assim como às autoridades presentes, que convidem a Polícia Militar para somar nessa luta. “Os policiais militares são responsáveis por garantir a segurança das pessoas e preservar a ordem nas comunidades. Eles trabalham na prevenção dos crimes, patrulhando as ruas para evitar a ação dos criminosos”, explanou o parlamentar.

Na manhã de sexta-feira (17), Taborelli esteve reunido no auditório da Faculdade Catedral, com cerca de 30 policiais militares, do 5º Comando Regional de Barra do Garças. Estiveram presentes o comandante da unidade, coronel Jandir Metelo da Costa e o presidente da Associação da PM do Vale do Araguaia, sargento Soares.

Taborelli falou da sua participação decisiva junto ao governo do estado pelos direitos das policias e bombeiros militares. O deputado fez questão de ressaltar as conquistas da categoria, tais como: regulamentação do adicional noturno; da ajuda fardamento; do pagamento da retribuição pecuniária, nos casos de jornada de trabalho extraordinário; da retribuição pecuniária por exercício de atividade jurisdicional militar; da indenização por morte ou invalidez permanente dos Policiais ou Bombeiro Militar em serviço ou em decorrência dele; da promoção a posto ou graduação inexistente, na época da passagem a inatividade e da regra de transição para a passagem a inatividade compulsória dos subtenentes.

Em mais uma agenda na região, o deputado Taborelli, se reuniu com o presidente da Associação dos Moto-taxistas, Valdir Firmino de Souza, e com cerca de 20 representantes da categoria. Os profissionais reivindicaram valorização da classe e recursos para a construção de uma sede própria. O parlamentar garantiu aos moto-taxistas a destinação de uma emenda para a construção da sede. “O valor da emenda nós vamos definir após a análise do projeto que deve ser apresentado pelo presidente Valdir Souza”, disse Taborelli.

O parlamentar também participou de um encontro com o prefeito, Roberto Farias, onde foi discutida a criação de uma frente parlamentar em prol da região do Araguaia. Beto Farias como é popularmente conhecido, pediu a intervenção de Taborelli no sentido de cobrar o aumento dos recursos destinados na área da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, esporte e lazer da população. “Nossa cidade carece de melhorias na saúde, educação, escolas de qualidade, recapeamento de ruas e avenidas, iluminação e a cobertura do ginásio da cidade”, pontuou o prefeito Beto.

O deputado visitou a sede do Procon, onde conversou com a coordenadora Juliana Silveira Carvalho. A coordenadora solicitou ao deputado a destinação de recursos para serem investidos na reformulação e digitalização dos arquivos de reclamações do órgão.

Em visita ao 4° Comando Regional do Corpo de Bombeiros, o deputado anunciou a liberação de uma emenda para a construção de um espaço para abrigar a academia de treinos dos bombeiros. O tenente-coronel, Willckerson Adriano Cavalcante, agradeceu a parceria e a preocupação do deputado pela categoria.

Para finalizar as ações, o parlamentar realizou na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) um debate sobre crimes ambientais (poluição sonora) e perturbação ao sossego público. Participaram autoridades municipais, policiais e bombeiros militares, delegado, comerciantes e representantes da CDL.

Durante as discussões o parlamentar ressaltou a importância de manter o controle da ordem pública, sem ferir o que diz a Constituição no artigo 144 “É dever do Estado promover ordem Pública”.

A proposta do deputado consiste em criar uma comissão de fiscalização contra crimes ambientais (poluição sonora) e perturbação ao sossego público.

Taborelli disse que infelizmente é grande o número de ocorrências, causadas por brigas de vizinhos. “Não existe poluição sonora somente nas ruas. É comum em residências. Instrumentos musicais, eletrodomésticos, aparelhos de TV e som são os vilões das brigas que muitas das vezes acabam em homicídio, aumentando os índices de violência”, apontou Taborelli.

O parlamentar afirmou não ser contra festas e eventos em Barra do Garças. O que Taborelli defende é o cumprimento da legislação. “Nosso objetivo não é acabar com as festas, e sim que se enquadrem na lei e cumpram a legislação. Queremos festas com segurança”.

Apoiaram a iniciativa e se colocaram à disposição no combate aos crimes ambientais, o delegado regional da Polícia Judiciária Civil, Adilson Gonçalves, o tenente coronel do 2º Batalhão da PM, Izacomar Prado de Souza, o comandante da 1° Companhia de Bombeiros de Barra do Garças, Major Ramie Pereira Souza, o representante da CDL, Wanderlei Alves e o cacique xavante da Aldeia Nossa Senhora de Fátima, Tsere’ubudzi Moritu.

Na oportunidade foram discutidos assuntos referentes à telefonia, energia elétrica e turismo. Os comerciantes falaram da péssima qualidade dos serviços prestados pela operadora OI. No intuito de resolver Taborelli sugeriu uma audiência com a diretoria da empresa OI. A data deve ser agendada nos próximos dias.

As autoridades também pediram a intervenção de Taborelli pela reabertura do Parque Estadual Serra do Azul. De acordo com o major Ranie Souza, do Corpo de Bombeiros, o parque foi fechado por decisão administrativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), que seguiu a recomendação do Ministério Público. 


Gabinete do deputado Perry Taborelli

Telefone: (65) 3313-6813


Associadas


Imagens