Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de julho de 2015 11h14


BALANÇO

Wilson Santos destaca trabalhos, debates e resultados do 1° semestre na AL

O parlamentar apresentou 141 proposições em defesa das minorias, da educação, segurança pública, saúde, tecnologia, infraestrutura, meio ambiente, cidadania, direitos humanos e administração pública.

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Wilson Santos (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

O deputado Wilson Santos (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, fez um balanço das principais propostas, debates e resultados obtidos ao longo do primeiro semestre de 2015. O parlamentar apresentou 141 proposições em defesa das minorias, da educação, segurança pública, saúde, tecnologia, infraestrutura, meio ambiente, cidadania, direitos humanos, administração pública e fez proposições para atender aos anseios do povo mato-grossense. Foram 81 projetos de lei, 23 requerimentos, 20 indicações e 17 projetos de resolução.

Santos vê de forma positiva o primeiro semestre no Poder Legislativo. “Foi um semestre de trabalho, com aprovação de leis importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso e de mais qualidade de vida à população”, disse. Como exemplo, cita a aprovação por unanimidade da reforma administrativa do Estado e do Projeto Bom Pagador.

O parlamentar afirma que correspondeu diariamente à confiança obtida nas urnas, coletando demandas e trabalhando por resultados concretos.Também fez importantes registros na tribuna do Parlamento, como uma homenagem ao ex-governador Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas-Já, que marcou a luta democrática no País pela garantia da votação para presidente da República.

Comissões - Wilson Santos integra 13 comissões permanentes da Assembleia e duas comissões parlamentares de inquérito, a das obras da Copa e da Sonegação Fiscal. Além da atuação parlamentar, é o líder do governo na Assembleia e também desenvolve ações que não se limitam ao Poder Legislativo.

Atualmente, está construindo em parceria com a comunidade, a sede própria da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Pedra 90. “Nosso compromisso é aproximar o Parlamento da sociedade e contribuir para o fortalecimento do Legislativo com ética e transparência”, diz.

Entre os projetos apresentados, está o que instituiu 2015 como o ano do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o patrono das Comunicações.  Conforme o deputado, “Rondon foi um dos maiores heróis que o Brasil já teve”.

Mato-grossense de Mimoso, distrito de Santo Antonio de Leverger, Rondon foi um importante ícone no desenvolvimento do Brasil e suas regiões como um todo.

Outro projeto, de resolução, pretende substituir a Polícia Militar (PM) da Assembleia com a criação da Polícia Legislativa. A ideia do deputado é montar um efetivo menor do que os atuais 49 policiais militares que estão cedidos para a Assembleia. 

“Em Mato Grosso existem mais de 70 municípios com menos de 10 PMs, enquanto somente a Assembleia tem cerca de 50. Precisamos devolver esses policiais para as ruas, para promover  a segurança no Estado. Por isso a ideia de criar uma Polícia Legislativa. Isso não é nenhuma novidade, nenhum ovo de Colombo. Isso já existe no Congresso Nacional e em cinco Assembleias no país, entre elas, Acre, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal”, disse Wilson.

Em outro projeto, o parlamentar considera imprescindível instituir a política estadual de apoio ao paciente do SUS para tratamento fora do domicílio. Conforme o deputado, o apoio ao tratamento fora do domicílio faz parte dos serviços do SUS e pode ajudar a eliminar uma prática assistencialista e demagógica de alguns políticos que se aproveitam da fragilidade dos que procuram tratamento para seus problemas de saúde, através das chamadas casas de apoio.

Audiências - Foram 13 audiências públicas, oito só da educação, discutindo o ciclo de formação humana, a implementação da educação das relações étnicas e raciais, a erradicação do trabalho infantil, agricultura familiar, água e desenvolvimento sustentável e a implantação do Parque Berneck, em Várzea Grande.

As audiências públicas da educação aconteceram em oito polos do Estado: Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Cáceres, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e Cuiabá.

O deputado também fez propositura de cinco sessões solenes, a de homenagem ao Jornal A Gazeta, que completou 25 anos em 2015, a que marcou o aniversário de 150 anos de Rondon, a de homenagem aos 81 anos do Mixto Esporte Clube, comemoração ao dia da Mulher Policial de Mato Grosso e comemoração ao mês da mulher e das gestoras da assistência social.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens