Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 8 de maio de 2018 08h05


PM

Governo do estado avalia ampliar CHOA para subtenentes da PM

Demanda foi solicitada pelo deputado Mauro Savi, durante audiência com o governador Pedro Taques (PSDB)

Fernanda Leite / Gabinete do deputado Mauro Savi



Foto: Fernanda Leite

Durante audiência solicitada pelo deputado Mauro Savi (DEM), no Palácio Paiaguás, nesta segunda-feira (7), o governador Pedro Taques (PSDB) sinalizou pela ampliação do número de vagas para o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (C.H.O.A.), que hoje é de 115.

Para a comitiva de 80 subtenentes que estiveram presentes na reunião, o governador Taques disse que irá analisar a legislação de promoções  de carreiras da Polícia Militar. “Faço gosto que seja resolvida esta situação. Duas coisas que têm que ser respeitadas na Polícia Militar, hierarquia e disciplina. Não deixarei ninguém para trás e quero assumir este compromisso com vocês. Se estiver na legalidade”, pontuou o governador.

O chefe do Eexecutivo pediu também a criação de uma comissão de acompanhamento do processo, que incluirá subtenentes, o secretário-chefe da Casa Civil, Júlio Modesto, o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o chefe da Casa Militar, coronel Wesley de Castro Sodré e o deputado Mauro Savi.

Um dos representantes da classe de sargentos e subtenentes da Polícia Militar, Joarildo Lino Silva explicou que desde a promulgação da lei, em 2014, não houve chamamento para realização do CHOA.

“Além desses 115 policiais que foram selecionados, anualmente o Estado deveria chamar outros 40 policiais militares, 20 exclusivos subtenentes e sargentos, seguindo os critérios das Leis Complementares 408 e 529. Todos esses militares frequentaram e concluíram o curso de Tecnólogo em Segurança Pública, ministrado pelo IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso)”, comentou.

Ele lembra ainda sobre uma emenda do governador Pedro Taques, enquanto senador, para formação de policiais. “Por vontade política, na época, não ocorreu o curso e a emenda retornou ao governo federal”, disse.

O deputado Mauro Savi lembrou que muitos já exercem a função de comandantes de companhias  e de pelotões. “Em cidades pequenas, por exemplo, esses subtenentes já exercem funções de tenentes, mas não de direito”, explicou Savi.

O secretário Modesto agendará uma  reunião após analisar informações sobre o assunto. “Após os estudos, faremos junto à comissão uma reunião para expor o que será feito”, finalizou.


Gabinete do deputado Mauro Savi

Telefone: (65) 3313-6536