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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de outubro de 2017 15h11


SAÚDE PÚBLICA

Deputado pede capacitação de professores para identificar depressão em alunos

Professores da rede pública e privada devem ser capacitados para reconhecer estudantes que estejam passando por problemas como depressão, ansiedade e déficit de atenção

FERNANDA LEITE / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Mauro Savi (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Apontada como a quinta maior questão de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é o mais comum dos transtornos mentais  registrados e a expectativa  é que, até 2020, deve ocupar o segundo lugar no ranking dos males que mais matam pessoas na sociedade moderna.

A partir desses dados, o deputado estadual Mauro Savi (PSB) sugeriu à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) que capacite professores da rede pública e privada a lidar com alunos que apresentam sinais de algum  transtorno relacionado à saúde mental, a fim de prevenir que  os estudantes desenvolvam a doença ou fiquem incapacitados para o estudo, trabalho  e possíveis tentativas de suicídios.

“Peço ao governo para capacitar professores para lidarem com os alunos  que  tenham qualquer traço dessa doença, que é considerada o mal do século. E orientar os pais ou responsáveis quanto ao encaminhamento, quando este for necessário”, avalia Mauro Savi.

A depressão é o mais comum dos transtornos mentais e é uma doença tratável se diagnosticada. Os tipos de depressão são: clássica, distimia, transtorno bipolar e sazonal.  “Vivemos em um mundo competitivo. É uma velocidade absurda com que as coisas mudam e as exigências da vida moderna afetam diretamente o cidadão desde a infância, principalmente nas grandes cidades. É o estresse no trânsito, a competição no mercado trabalho, as inúmeras responsabilidades cotidianas, os avanços tecnológicos, as cobranças diárias em casa, no trabalho, na escola tendo que serem trabalhadas de maneira rápida”, avalia o parlamentar.

Os principais sinais que caracterizam o desenvolvimento de um quadro depressivo se iniciam a partir de distúrbios como o déficit de atenção, hiperatividade, transtorno de conduta e problemas de relacionamentos sociais. “Os procedimentos que os professores devem ter em sala de aula para diminuir eventuais sofrimentos dos estudantes acometidos pelo problema é orientar e encaminhar aos profissionais responsáveis”, explica Mauro Savi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Gabinete do deputado Mauro Savi

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