Sexta-feira, 17 de março de 2017 10h48

COMEMORAÇÃO

No aniversário de Vila Bela, deputado garante emendas e solicita investimentos junto ao governo

A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade completará no próximo domingo (19), 265 anos de fundação

FERNANDA LEITE / ASSESSORIA DE GABINETE

Dep. Mauro Savi destina recurso para construção de escola em Vila Bela da Santíssima Trindade. (Foto: Fernanda Leite/Assessoria de Gabinete)

A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, completará no próximo domingo, dia 19 de março, 265 anos de fundação. Nesta data, o município, que foi a primeira capital mato-grossense, retoma o seu posto de sede do governo.

As comemorações começam hoje (17), às 19h, com uma sessão plenária da  Assembleia legislativa, na sede da Câmara de Vereadores. A sessão foi solicitada pelo deputado Mauro Savi (PSB). A programação cultural, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, se estende até domingo, com exposição de telas de artistas locais e fotografias de José Medeiros, no Palácio dos Capitães Generais, prédio histórico tombado pelo Estado.

Demandas - Mauro Savi solicitou ao secretário adjunto da Casa Civil de Mato Grosso, José Adolpho Vieira, a liberação de R$ 63.218,70, da Secretaria de Cultura para realização do evento, além de  outras emendas para as áreas da educação e infraestrutura..

O deputado solicitou a construção de um posto policial, no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo, (Ponta do Aterro), a reforma do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a construção de uma ponte sobre o rio Capivari para atender a comunidade Ricardo Franco.

"A cidade é a segunda no ranking de criação de gado do Estado. Por isso, é necessária a reforma e ampliação do Idea” destaca o parlamentar. Na educação, Mauro Savi disponibilizou R$1.211 milhões em emenda  para construção da nova sede da Escola Estadual 11 de Agosto, no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo. A emenda já foi garantida pelo secretário de Educação do Estado, Marcos Marrafon.

“Sinto uma enorme afeição pela população de Vila Bela. O município precisa de muitos investimentos em todas as áreas, e eu, enquanto parlamentar, ajudarei a cidade tanto na liberação de emendas, quanto na busca de recursos junto governo do Estado”, concluiu.

Programação:

- Sexta-feira (17), às 19h, ocorre a sessão solene conjunta entre a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.

- Sábado (18) acontece à exposição de telas de artistas locais e fotografias de José Medeiros no Palácio dos Capitães Generais, prédio histórico tombado pelo Estado.

A partir das 19h30, em um cinema montado nos fundos das ruínas, serão exibidos documentários e curtas-metragens que retratam a cinematografia negra. Os shows acontecem a partir das 23h.

- Domingo (19), dia de aniversário da cidade, começa com um cortejo do governador Pedro Taques e autoridades acompanhados pelos dançarinos do Congo e do Chorado.

Ainda no domingo, terá o chá afro, no Palácio dos Capitães Generais, missa na Igreja Matriz e desfile cívico, seguido da cerimônia de transferência da capital mato-grossense.

Também  haverá  exibição de filmes e apresentações culturais, de danças do Congo e do Chorado, no Espaço Cultural.

Associadas