Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 6 de outubro de 2011 11h03


Savi propõe parceria para revitalizar centros históricos

O projeto proposto tem como objetivo fazer a pintura restauradora dos casarões históricos, tombados ou não, no centro antigo das cidades

MÁRCIA RAQUEL / ASSESSORIA DE GABINETE



Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Mauro Savi - PR
Com exceção de alguns casarões antigos que foram transformados em espaços culturais públicos, poucos imóveis do Centro Histórico de Cuiabá foram revitalizados nas últimas décadas. Ciente do valor histórico, cultural e turístico da região, o deputado Mauro Savi (PR) indicou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, a elaboração do projeto “Colorindo nossa História” em parceria com Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e com fábricas de tintas para a revitalização dos imóveis situados no local.

A sugestão do parlamentar é para que o projeto tenha abrangência estadual. De acordo com as proposta, os locais serão escolhidos pelos envolvidos: Governo, Faculdades/Universidades (docentes e discentes), e as fábricas de tintas, mediante uma comissão formada para este fim. Porém os centros históricos de cada Município terão prioridade.

No caso de Cuiabá, dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), revelam que a área tombada do Centro Histórico possui 13 hectares e cerca de 400 imóveis. A região abrange as ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco, Pedro Celestino, 7 de setembro, dos Bandeirantes, Praça do Rosário entre outras.

O projeto tem como objetivo fazer a pintura restauradora (permanecendo as cores originais das fachadas) dos casarões históricos, tombados ou não, no centro antigo das cidades. O material (tintas e vernizes) deverá ser doado pelas fábricas de tintas e a mão de obra virá dos estudantes/estagiários e voluntários que queiram participar. “Essa proposta já é realidade em vários estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, entre outros, e os resultados alcançados são imensuráveis para todos os envolvidos”, afirmou o parlamentar.

Mauro Savi argumenta que a revitalização do centro histórico dos municípios, além de preservar a cultura da comunidade, é um incentivo ao turismo. “Temos o exemplo de Salvador, que revitalizou o Pelourinho e transformou a região em um dos principais atrativos turísticos da cidade”, destacou o deputado ao observar que a região da capital baiana está passando por um novo processo de revitalização.

Savi lembra que, no caso de Cuiabá, as antigas ruas de Baixo, do Meio e de Cima, hoje, respectivamente, as ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Pedro Celestino, e suas travessas, que integram o centro histórico, ainda mantém bem preservadas as características arquitetônicas das casas e sobrados, o que facilita a revitalização dos imóveis.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-6905 – 9982-5871

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com