Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de março de 2016 10h59


SUSTENTABILIDADE

Savi propõe uso de PEAD para tampas de bueiros e grelhas de bocas de lobo

As grelhas de PEAD funcionam da mesma forma que as de ferro e suportam uma pressão de 25 toneladas

MÁRCIA RAQUEL / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Mauro Savi (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

A substituição das tampas de bueiros e grelhas bocas de lobo de metal pelas fabricadas a partir de polietileno de alta qualidade (PEAD) é uma opção para gerar economia e incentivar a reciclagem.

Com valor comercial bem abaixo do metal, o PEAD não é alvo de furtos, o que evita a substituição constante. Pensando nisso, o deputado estadual Mauro Savi apresentou o projeto de lei n.º 52/2016 propondo que o governo estadual passe a utilizar o PEAD em vez do metal.

O parlamentar ressalta que as referidas tampas, grades e/ou grelhas de proteção, feitas com metais, são constantemente furtadas para, através da fundição, obter e comercializar os metais que as compõe.

“E a ausência delas, além de onerar os cofres públicos em função dos danos causados por enxurradas e enchentes que causam danos ao asfalto, polui o ambiente com a entrada de lixos e objetos nas galerias pluviais. Isso sem falar nos acidentes com danos materiais e danos físicos”, observou.

A impermeabilização dos solos em áreas urbanas deve andar junto de projetos de galerias de águas pluviais. Isso porque o asfalto é rapidamente deteriorado quando as águas das chuvas correm sobre ele rotineiramente.

As galerias evitam enchentes em áreas de acúmulo de água nas vias e organizam a vazão até o corpo receptor (córregos, rios e, quando o caso, mar).

Para o objetivo ser atingido, a proteção, em bocas coletoras de águas pluviais, também conhecidas como bocas de lobo e bueiros, deve estar bem fixa e em perfeita condição.

Além disso, Mauro Savi chamou a atenção para a diminuição do impacto ambiental. “O polietileno de alta densidade é obtido através de resíduos sólidos reciclados (plástico) e estimula a coleta seletiva de lixo ao mesmo tempo em que preserva recursos naturais indispensáveis à produção deste produto sem o processo de reciclagem”.

As grelhas de PEAD funcionam da mesma forma que as de ferro e suportam uma pressão de 25 toneladas. De acordo com alguns fabricantes, para ter a resistência necessária, as peças são fabricadas com uma espessura maior quando comparadas com os objetos feito em ferro fundido. Além disso, como o material é mais leve, facilita o manuseio e o transporte das peças.

 

Mais informações:

Assessoria de Gabinete deputado Mauro Savi 

(65) 3313-6523 / 8110-8484


Gabinete do deputado Mauro Savi

Telefone: (65) 3313-6536


Associadas


Imagens