Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 17h58


ESCOLAS DE LAPIDAÇÃO

Governo pede a Wagner aguardar reestruturação da Metamat

Parlamentar pediu unidades para Guiratinga, Alto Paraguai, Nortelândia e Tesouro. Conseguiu para um. Novos pedidos são para Arenápolis e Alto Paraguai

FERNANDO LEAL / ALMT



Dep. Wagner Ramos - PR (Foto: Widson Maradona)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O segundo-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), vai aguardar a conclusão do processo de reestruturação da Metamat – a Companhia Mato-grossense de Mineração – e reforçar seu pedido feito ao governo para implantação de escolas de lapidação em Arenápolis e Alto Paraguai. A decisão do parlamentar atende pedido que lhe foi feito pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Kernbeis Paludo.

 Segundo Wagner, os dois municípios têm o garimpo como uma das principais atividades e sofrem grandes desvantagens comerciais por não terem o beneficiamento de seus produtos. “Eles se destacam na mineração por terem posição privilegiada, mas perdem recursos financeiros por vender seus minérios de forma bruta – sem qualquer tipo de tratamento ou beneficiamento que os valorizem”, observou.

Há pouco mais de quatro anos, ele fez pedido idêntico para Alto Paraguai, Guiratinga, Nortelândia e Tesouro. Como resposta, foi comunicado pelo Ofício nº 251/2010-GS/SICME (24/06/2010), da então Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, que já estavam sendo adquiridos os equipamentos para implantação das escolas. Quatro meses depois, a Sicme marcava para fevereiro de 2011 a inauguração das unidades.

Das quatro solicitadas, em 2012 foi inaugurada a de Guiratinga – única em funcionamento. Também ex-garimpeiro, durante essa atividade Wagner Ramos percorreu os municípios de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Alto Paraguai, Diamantino e Juína. Ele salientou a importância do conjunto a ser fornecido, de equipamentos e máquinas necessários para o tratamento adequado das pedras.

As principais atividades econômicas de Guiratinga são lavoura, pecuária e a atividade extrativista – esta última em escala bem inferior porque houve migração para a primeira.

 


Gabinete do Deputado Wagner Ramos

Telefone: (65) 3313-6723


Associadas


Imagens