Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 7 de abril de 2017 15h44


PRERROGATIVA CONSTITUCIONAL

Deputado Zé Domingos apresenta PEC que visa melhoria na saúde

“O direito é garantido mediante a implementação de políticas públicas”, afirma deputado

MARISOL FRANÇA / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Zé Domingos (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC nº 836/2017) acrescenta os §§ 1º e 2º ao Art. 225 da Constituição do Estado de Mato Grosso e prevê para os municípios o direito de serem ressarcidos pelo Estado, a título de compensação quando gastarem em ações e serviços públicos de saúde, valores superiores ao percentual de 15% (quinze por cento) dos recursos de que trata o art. 198, §2º, III da Constituição Federal.

O deputado José Domingos Fraga (PSD) explica que o direito à saúde é prerrogativa constitucional indisponível, garantido mediante a implementação de políticas públicas, impondo ao Estado a obrigação de criar condições objetivas que possibilitem o efetivo acesso a tal serviço.

“Entretanto, no estado de Mato Grosso, é fato público e notório que, a longa data, o direito à saúde e, em muitos casos, a vida tem sido constantemente negado, principalmente, aos menos favorecidos economicamente que dependem do Sistema Único de Saúde - SUS. Isto porque a saúde pública em nosso estado encontra-se um verdadeiro caos”, comenta o parlamentar.

O deputado Zé Domingos ressalta sua proposta está embasada e amparada, no art. 30 da Constituição Federal, que em seu inciso VII, atribui aos municípios a tarefa precípua de prestar os serviços de saúde com a ajuda técnica e financeira da União e do Estado. Segunda o texto da PEC, a compensação de que trata o parágrafo anterior deverá ocorrer no 1º quadrimestre do exercício seguinte ao dos gastos efetuados, mediante certificação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

 


Gabinete do Deputado Zé Domingos Fraga

Telefone: (65) 3313-6950


Associadas


Imagens