Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de maio de 2016 16h26


INDICAÇÃO

José Domingos quer a reativação de Câmara Setorial dos Agrotóxicos na AL

A CST tem como finalidade apreciar pedidos e propor medidas relacionadas ao uso e aplicação dos produtos

MARISOL FRANÇA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Zé Domingos (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) apresentou  indicação à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Regularização fundiária (SEAF) tratando sobre a necessidade de reativar o funcionamento da Câmara Setorial Temática dos Agrotóxico (CST).

Zé Domingos explica que a Câmara Setorial do Agrotóxico (CST), tem como finalidade apreciar pedidos e propor medidas relacionadas ao uso, aplicação, guarda e destino final das embalagens de agrotóxicos no estado e demais assuntos relacionados.

O parlamentar relata que este tema é de extrema importância no atual contexto mundial, onde a maioria dos produtores estão buscando um crescimento com base na sustentabilidade.

Zé Domingos alerta que Mato Grosso é campeão brasileiro na utilização de agrotóxicos e que dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) revelam que, em 2013, pelo menos 140 milhões de litros de herbicidas, inseticidas e fungicidas foram jogados nas lavouras.

Para o deputado, por implicar à vida e pelos efeitos diretos na balança comercial do estado e do país, se faz necessário a reativação da CST.

 “A reativação da CST possibilitará debater e propor procedimentos e normatizações que venham contemplar interesses financeiros, proteger as pessoas e o meio ambiente, cumprindo com o dever e o direito de todos, de preservar às presentes e futuras gerações”, justifica o parlamentar.

 

 


Gabinete do Deputado Zé Domingos Fraga

Telefone: (65) 3313-6950


Associadas


Imagens