Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 29 de setembro de 2011 11h50


Já TRAMITA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI QUE VISA CRIAR E IMPLANTAR A DELEGACIA REGIONAL JUDICIáRIA CIVIL DE PRIMAVERA DO LESTE. ASSINADO PELO DEPUTADO ZECA VIANA (PDT) E POR MAIS SEIS DEPUTADOS ESTADUAIS, O PROJETO Nº 468/2011 FOI APRESENTADO NO DIA 31 DE AGOSTO E ATUALMENTE ESTá EM ANáLISE NA COMISSãO DE SEGURANçA PúBLICA E COMUNITáRIA.

Deputados querem a implantação de Delegacia em Primavera

SORAIA FERREIRA / ASSESSORIA DE GABINETE



Já tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que visa criar e implantar a Delegacia Regional Judiciária Civil de Primavera do Leste. Assinado pelo deputado Zeca Viana (PDT) e por mais seis deputados estaduais, o projeto nº 468/2011 foi apresentado no dia 31 de agosto e atualmente está em análise na Comissão de Segurança Pública e Comunitária.

“A região está crescendo a passos largos e com uma demanda cada vez maior em todos os setores, principalmente no da segurança pública. Precisamos de uma nova delegacia para aliviar a carga de trabalho da atual e dar mais qualidade ao serviço. A implantação da Delegacia Regional em Primavera do Leste é um anseio da população, que vive na pele a sensação de insegurança”, disse o deputado Zeca Viana.


A força-tarefa para levar a Delegacia Regional para Primavera do Leste tem o apoio dos deputados Hermínio J Barreto (PR), Gilmar Fabris (DEM), Luis Magalhães (PP), Nininho (PR), Percival Muniz (PPS) e Sebastião Rezende (PR). Oriundos da região Sul do estado, os deputados argumentam que existe um inchaço na composição da Delegacia Regional de Rondonópolis, que é a responsável por atender Primavera e região.


Conforme prevê o projeto de lei apresentado pelos deputados, a nova Delegacia Regional deve ser criada a partir do desmembramento da Delegacia Regional Judiciária Civil de Rondonópolis, levando em consideração aspectos demográficos e geográficos, compreendendo sete municípios: Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréo, Santo Antônio do Leste, Novo São Joaquim, Paranatinga e Gaúcha do Norte.


Calcula-se que a Delegacia Regional de Primavera deverá beneficiar cerca de 130 mil habitantes. O deputado Zeca Viana esclarece que somente o número de pessoas que devem ser atendidas já justifica a criação da delegacia. “Contudo, temos o fator distância e tempo, que também gera insegurança”.


Hoje, Rondonópolis atende quinze municípios e mais de 400 mil habitantes ao passo que delegacias regionais como a de Alta Floresta atende sete municípios e 102 mil habitantes; a de Alto Araguaia cobre cinco municípios com uma população aproximada de 37 mil habitantes; e a de Pontes e Lacerda com quatro cidades, com população estimada de 84.945.
Atualmente, existem doze Delegacias Regionais Judiciárias Civis em Mato Grosso para atender os 141 municípios. “Com as mudanças apresentadas, a polícia judiciária civil com certeza irá propiciar à população envolvida um serviço de qualidade, além de otimizar os recursos atualmente despendidos”, prevê a proposta de lei.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Nesta sexta-feira (30),  a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizará uma audiência pública em Primavera do Leste, requerida pelo deputado Luizinho Magalhães, para debater o assunto.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 8126 0120 ou (65) 9949 1215


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com