Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de setembro de 2011 17h56


Frentes Agropecuárias do Congresso e da AL vão trabalhar em conjunto

SORAIA FERREIRA / ASSESSORIA DE GABINETE




Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Zeca Viana - PDT (2011)
As Frentes Parlamentares da Agropecuária da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso vão trabalhar em conjunto a partir de agora. O deputado estadual Zeca Viana (PDT), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária criada recentemente no âmbito da Assembleia de Mato Grosso, participou nesta terça-feira (27) da reunião semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Câmara dos Deputados, na qual o compromisso foi firmado. A reunião, que foi presidida pelo deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) e tem como vice-presidente o deputado mato-grossense Homero Pereira (PR-MT), aconteceu em Brasília.

A frente federal é reconhecida pelos produtores rurais e entidades organizadas como representante do setor produtivo. Atualmente, 238 deputados federais e 14 senadores integram a FPA. Na reunião desta terça-feira, 24 deputados estavam presentes à reunião, entre eles os mato-grosseses Nilson Leitão e Neri Geller.

“Por ser um dos maiores estados produtores, todos os assuntos relacionados à agricultura brasileira passa por Mato Grosso. Por isso, a nossa intenção é trabalhar em conjunto com a FPA”, afirmou Viana, durante a reunião. Segundo o deputado, o objetivo comum das duas frentes é defender os interesses de um importante sustentáculo da economia brasileira, que é o segmento rural. "Produtores rurais, sejam eles grandes ou pequenos, geram boa parte do PIB brasileiro e, portanto, devem ser ouvidos em todas as esferas políticas", disse Viana.

Para o deputado federal Homero Pereira, já há alguns temas em discussão no Congresso Nacional que devem virar pauta de discussão na Frente Parlamentar criada na AL. "Uma vez que aprovarmos o Código Florestal aqui em Brasília, por exemplo, os deputados estaduais devem aprovar um Plano de Regularização Ambiental em Mato Grosso", afirmou. De acordo com Homero, hoje um dos grandes entraves à produção agropecuária brasileira é a questão ambiental, uma vez que ela deixa os produtores rurais sem o mínimo de segurança jurídica para produzir.

A carência de logística, a questão fundiária e o endividamento agrícola, segundo Homero, também são temas que vão precisar de soluções articuladas entre as Frentes federal e estadual. "Fiquei feliz de saber da criação da Frente da Agropecuária na Assembleia Legislativa e também por ela estar nas mãos do deputado Zeca Viana, que é produtor rural e conhece os problemas e as soluções do setor".

Para o deputado Moreira Mendes, a iniciativa da criação da Frente Parlamentar em Mato Grosso é "simplesmente extraordinária". "É da base que vêm as reivindicações que acabam se transformando em leis e ações efetivas aqui em Brasília", diz ele. "Acho inclusive que outros estados deveriam seguir o exemplo de Mato Grosso". Para ele, a falta de ter uma voz ativa acaba deixando o setor rural refém de iniciativas que prejudicam sobremaneira a economia brasileira - como a que pretende aumentar as áreas indígenas, "privilegiando uma parcela ínfima da população em detrimento da maioria", afirmou.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 8126 0120/ (65) 9949 1215/ (65) 3313-6602


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com