Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 13 de junho de 2017 15h29


SUINOCULTURA

Workshop apresenta potencial energético agroindustrial

O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Dorileo, discorreu sobre os destaques da matriz energética mato-grossense

ANA PAULA SOARES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Workshop "Potencial Energético da Cadeia Agroindustrial da Suinocultura" (Foto: Karen Malagoli/ALMT)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso sediou hoje (13), o workshop “Potencial Energético Agroindustrial da Suinocultura”, no auditório Milton Figueiredo. O evento é uma promoção da Frente Parlamentar do Agronegócio, presidida pelo deputado Zeca Viana (PDT), e faz parte do Programa de Capacitação para Suinocultores de Pequeno Porte e Subsistência no estado.

Na programação, o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Dorileo, discorreu sobre os destaques da matriz energética mato-grossense, onde elencou o potencial dos resíduos dos suínos em gerar energia.

“Temos que acabar com esse hiato entre as pesquisas realizadas na universidade e as ações dos poderes. Temos muito a acrescentar e temos que caminhar juntos. A Frente Parlamentar esta de parabéns por juntar essas diretrizes”, disse Ivo.

Na continuidade dos trabalhos, o diretor da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, palestrou sobre a situação atual e as perspectiva do setor em Mato Grosso.

“É inegável o potencial de produção desse estado e a tendência é que a produção cresça muito. A suinocultura é rentável em todas as suas etapas. Seja para o produtor com baixo custo de manejo por quilo produzido, seja em grãos, hoje a suinocultura consome quase uma tonelada entre milho e farelo de soja. E tem a questão ainda da geração de energia que vai fomentar ainda mais a economia”, frisou.

A palestra final ficou a cargo do Dr Mauro Donizeti Bemi, engenheiro de produção, pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), e membro do Conselho estadual de Política Energética de São Paulo (CEPE), que reiterou o aproveitamento do potencial energético de resíduos da cadeia agroindustrial da suinocultura em Mato Grosso.

Também presidiram a mesa o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente falcão, Gastar Turibeo,  economista mestre em gestão financeira  e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva. Na platéia estudantes e produtores prestigiaram o encontro.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com