Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 14h07


RECURSOS PÚBLICOS

Zeca Viana convoca secretários para explicar novo Fethab, sem aprovação às pressas

Após alertar parlamentares sobre risco de aprovar projeto sem debate, deputado teme impacto da tributação para prefeituras

JONAS DA SILVA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Zeca Viana (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

O deputado Zeca Viana (PDT-MT) apresentou nessa sexta-feira (18/2) requerimento na Assembleia Legislativa para convocar secretários da área econômica para eles explicarem o novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cuja Mensagem 80/2015 do projeto está em tramitação no legislativo sob número Projeto de Lei 767/2015.

Ele pediu convocação para prestar esclarecimento em plenário os secretários Marco Marrafon (Planejamento), Paulo Brustolin (Fazenda) e de Infraestrutura e Logística (Marcelo Duarte). “Eu estou apresentando 3 requerimentos convocando os secretários Paulo Brustolin, Marcelo Duarte e Marco Marrafon para que venham em sessão ordinária para fazer explicação sobre o Fethab”, afirmou Zeca Viana, na tribuna nesta sexta-feira (18/12).

A principal justificativa do parlamentar é o fato de o Poder Executivo querer aprovar a proposta às pressas, sem debate mínimo entre os parlamentares e prefeitos. O deputado havia requerido audiência pública na sessão de terça-feira para ampliar o conhecimento sobre as modificações que o governo quer para o novo fundo. O plenário não aprovou.

“É uma afronta à democracia, para a função de legislar da Assembleia Legislativa, querer aprovar uma nova tributação sem debate aprofundado e sem saber o impacto do novo Fethab para quem vai pagar, os produtores, e para quem vai utilizar, os prefeitos e o próprio governo”, argumenta Zeca Viana.

Além do pedetista, outros deputados, como os deputados coronel Pery Taborelli (PV) e José Carlos do Pátio (SD), reclamam que não tiveram acesso e tempo suficiente para analisar, entender e propor alterações na proposta, uma das principais funções dos parlamentares.

A mensagem do governo chegou na Assembleia Legislativa no final da manhã da quinta-feira passada (10/2) e, às 14 horas, já tinha audiência pública para debater o assunto. Taborelli foi um dos que criticou a falta de debate do projeto. No sistema informatizado do legislativo (intranet), o projeto só ficou disponibilizado na terça-feira (15/2).


Gabinete do Deputado Zeca Viana

Telefone: (65) 3313-6603


Associadas


Imagens