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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 11h17


Zeca Viana denuncia situação precária do trecho privatizado da MT-130

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SORAIA FERREIRA / ASSESSORIA DE GABINETE



Mario Friedlander / ALMT
Dep. Zeca Viana - PDT
Ferrenho fiscalizador da situação das estradas mato-grossenses - consideradas pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) as piores do Brasil – nos últimos dias o deputado estadual Zeca Viana (PDT) tem questionado um trecho em particular: os 122 quilômetros da MT-130, que foram privatizados e são de responsabilidade da empresa Morro da Mesa Concessionária de Rodovias S.A.

Ferrenho fiscalizador da situação das estradas mato-grossenses - consideradas pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) as piores do Brasil – nos últimos dias o deputado estadual Zeca Viana (PDT) tem questionado um trecho em particular: os 122 quilômetros da MT-130, que foram privatizados e são de responsabilidade da empresa Morro da Mesa Concessionária de Rodovias S.A.

 

Ferrenho fiscalizador da situação das estradas mato-grossenses - consideradas pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) as piores do Brasil – nos últimos dias o deputado estadual Zeca Viana (PDT) tem questionado um trecho em particular: os 122 quilômetros da MT-130, que foram privatizados e são de responsabilidade da empresa Morro da Mesa Concessionária de Rodovias S.A.

O percurso tem duas praças de pedágio e, para percorrê-lo, os condutores de veículos pagam entre R$ 3,50 (motos) a R$ 58 (caminhões 9 eixos). O critério adotado pelo Governo do Estado para a cobrança do valor da tarifa-teto já está sendo investigado por Zeca Viana. Esta semana o deputado requereu cópia do contrato junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) para iniciar a fiscalização.

Mas a preocupação mais emergente, diz Viana, é em relação à situação da rodovia. “Após denúncias de que já houve acidentes com vítimas fatais naquele trecho, encaminhei uma equipe para verificar de perto a situação da estrada e o que vimos é um trecho descuidado, com buracos, sem acostamento e sem segurança. Vamos exigir providências imediatas. Uma estrada privatizada não pode oferecer um serviço desses. Quando falamos de estrada, falamos de vida”, disse Zeca Viana.

O deputado se disse favorável ao sistema de pedágio, desde que seja eficiente e com preço justo. Outro agravante, relata Zeca Viana, fica por conta do custo alto que a falta de qualidade das estradas dão aos produtores rurais de Mato Grosso. A região do pedágio da MT-130 (região Sul) escoa cerca de 70% da produção agrícola do estado. “Um caminhoneiro chega a pagar, por praça de pedágio, R$ 58 e não tem nem a garantia de que vai passar por uma estrada segura”.

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