Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de novembro de 2011 10h44


Zeca Viana destaca desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Sorriso

SORAIA FERREIRA / ALMT



Jupirany Devillart/AL
Dep. Zeca Viana - PDT
O bom desempenho das cidades mato-grossenses Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Sorriso no ranking dos municípios de maior desenvolvimento do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), foi destacado pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT) durante a primeira sessão ordinária desta semana na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Em seu discurso, Viana destacou que o desempenho dos municípios se deve à boa administração da coisa pública. “Lucas do Rio Verde, por exemplo, é a única cidade mato-grossense a integrar a lista dos 10 municípios com melhor qualidade de vida do país. Isto, entre mais de dos 5 mil municípios brasileiros avaliados.

Nesse processo é importante destacar o trabalho que o ex-deputado Otaviano Pivetta (ex-prefeito por dois mandatos de Lucas do Rio Verde) fez à frente da prefeitura daquela cidade, principalmente nas áreas da educação e da saúde”, falou Viana.

O IFDM foi divulgado no início desta semana e Lucas do Rio Verde ficou em oitavo lugar no ranking das dez melhores cidades em qualidade de vida do país, com 0.9046 pontos. Já Primavera do Leste foi avaliada com 0.8564 pontos e ficou entre as 100 melhores cidades, juntamente com Sorriso que pontuou 0.8495.

“Quando a administração pública é séria e eficiente é possível se realizar muitas ações de qualidade. Mato Grosso é um estado agropecuário, gerador de riquezas e temos condições de colocar mais cidades no topo desse ranking. Mas para isso temos que acabar com o mal da péssima administração pública. Lucas, Primavera e Sorriso devem ser tomadas como exemplo de que se é possível fazer obras e ações públicas de qualidade”, disse Viana. Primavera do Leste é administrada por Getúlio Viana, em segundo mandato.

O IFDM avalia os indicadores da Saúde, Educação e Emprego & Renda, baseado em dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal, numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento socioeconômico de cada município. O IFDM - criado pelo Sistema FIRJAN – acompanhou a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras, como base nos dados de 2009, revelou que o país tem 62,9% de cidades com desenvolvimento de moderado a alto.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 8126 0120/ 9949 1215/ 3313-6602


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com