Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de junho de 2015 09h31


AGRONEGÓCIO

Zeca Viana destaca papel visionário e empreendedor de Olacyr de Moraes

Deputado relembra recursos próprios aplicados por empresário na infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento da soja e algodão no Estado

JONAS DA SILVA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Zeca Viana (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

Diversos deputados destacaram na sessão noturna de terça-feira (16) o trabalho e investimentos realizados pelo empresário Olacyr de Moraes no desenvolvimento da infraestrutura e pesquisa de soja e algodão em Mato Grosso. O empresário morreu hoje, em São Paulo, aos 84 anos.

O deputado Zeca Viana (PDT) relembrou o papel “visionário e empreendedor” do empresário. “O Estado deve muito ao empresário Olacyr. Sua visão futurista fez ele investir em Mato Grosso em uma época em que menos se acreditava, mais precisamente em Mato Grosso do Sul e Tangará da Serra”.

Zeca lembrou o papel importante de Olacyr, por ter aportado recursos próprios no setor agropecuário. O pedetista relatou que se não fosse o trabalho realizado por ele com investimentos, talvez outros empresários como ele, paranaenses, gaúchos, paulistas não estariam no Estado.

“Olacyr foi o grande responsável pelo desenvolvimento da pesquisa de soja. Foi o visualizador da ferrovia que está em Rondonópolis. A sua empresa Constran iniciou a obra da ponte rodoferroviária no rio Paraná, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul”, relembra Zeca Viana.

Durante as décadas de 1980 e 1990, Olacyr de Moraes foi conhecido no meio empresarial como o “rei da soja”. O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou na sessão uma Moção de Pesar devido à morte do empresário.

Também defenderam o papel desempenhado por Olacyr nos empreendimentos de infraestrutura e da agropecuária em Mato Grosso nos anos 1970 e 1980, os deputados Wilson Santos e Wagner Ramos, por conta dos investimentos na Fazenda Itamarati, em Tangará, sua região de origem.

Olacyr teve investimentos em empresas de mineração, construção civil e transporte, a mais famosa delas foi a Constran, Construção e Transportes.

A ferrovia citada por Zeca e construída pela empresa de Olacyr tem o nome de Senador Vicente Vuolo (antiga Ferronorte, hoje sob o comando da concessionária América Latina Logística).

Vuolo, na década de 1970 incluiu, por projeto, no Plano Nacional de Viação e Transporte o traçado da então ferrovia para ligar São Paulo, Cuiabá e Santarém. No ano passado, a ferrovia chegou a Itiquira e em 2012, em Rondonópolis.

Organizações como a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e associações do segmento do algodão, soja e milho (Ampa, Aprosoja) também destacaram o papel de Olacyr e sua importância para o agronegócio de Mato Grosso.

 


Gabinete do Deputado Zeca Viana

Telefone: (65) 3313-6603


Associadas


Imagens