Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de julho de 2015 10h03


DEBATE

Zeca Viana pede vista à LDO

Deputado relembra acordo de todos os parlamentares para votar projeto na semana passada, mas impasse sobre emendas excluídas impediu votação

JONAS DA SILVA / ASSESSORIA DE GABINETE



Sessão Plenária Matutina (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O deputado Zeca Viana (PDT-MT) pediu vista do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias na sessão noturna de quarta-feira (22) para melhor analisar 58 emendas que a proposta contém, após duas modificações ao substitutivo integral que os deputados analisaram em comissões naquela data.

Outra justificativa do deputado é que a LDO chegou na Assembleia Legislativa com muitos erros. Motivo de 130 emendas iniciais à proposta, argumenta Zeca Viana. “A culpa é do governo, que mandou uma LDO com muitas falhas. Os deputados viram a necessidade que tinham de corrigir”.

Sessão Plenária Matutina (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

“Por ter havido novas 58 emendas ao substitutivo quero pedir vista ao projeto para verificar e analisar melhor as matérias incluídas”, solicitou da tribuna. “Vocês têm que descer do salto, ter humildade. Não vou me curvar diante de nossos direitos”, cobrou Zeca. “Está faltando traquejo político do líder para atender todos os deputados”.

O parlamentar entrega o projeto para retorno de apreciação na próxima semana, mas a deputada Janaína Riva (PSD) já afirmou que pedirá nova vista. Janaína endossou a fala de falta de respeito aos deputados defendida pelo pedetista.

“Quero defender o deputado Zeca pela pressão que ele aguentou. Não é mandando matéria aqui e querendo votar de um dia para o outro. Tem que ter respeito”, cobrou.

Impasse - O deputado do PDT relembrou do fato do líder do Governo, Wilson Santos (PSDB), tentar retirar emendas ao projeto na semana passada, mesmo após aprovação de parecer do relatório do deputado Silvano Amaral (PMDB) na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. Na ocasião, Zé do Pátio (SD) solicitou vista do projeto na comissão.

Diversos deputados têm demonstrado preocupação com a falta de clareza na LDO, motivo de três pedidos de vista ao projeto em uma semana, um na Comissão de Orçamento e dois em plenário.

Na quinta-feira passada (16), o deputado Emanuel Pinheiro (PR) havia solicitado pedido de vista ao projeto da LDO. Ele entregou nesta quarta-feira (22) o projeto com um substitutivo de todas as lideranças partidárias com 56 novas emendas.

Quebra de acordo - Zeca Viana também reclamou da condução do líder do governo, que na quarta-feira passada (15) descumpriu acordo de todos os deputados para votar a LDO.

O líder do governo, Wilson Santos, classificou de legítimo e legal do pedido de vista de Zeca Viana. Ele afirmou que a Assembleia Legislativa está, com o debate que está sendo feito vivendo o “aprendizado e exercício pleno do Parlamento”. E arrematou: “em quatro anos nunca foi pedido vista no plenário de LDO e Lei Orçamentária Anual, LOA, do grande governo Silval”, disse em tom de ironia.


Gabinete do Deputado Zeca Viana

Telefone: (65) 3313-6603


Associadas


Imagens